Por: Renan Isaltino | Publicado em 24 de fevereiro de 2021

Compartilhe

 O evento contou com a participação remota da presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, e dos novos conselheiros

 O prefeito Mario Botion e a vice-prefeita, Erika Tank, empossaram nesta quarta-feira (24) os novos integrantes do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Limeira. Como medida preventiva ao coronavírus, a cerimônia ocorreu à distância e foi transmitida da sede da prefeitura (Edifício Prada). O evento contou com a participação remota da presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, e dos novos conselheiros.

 Botion agradeceu a todos aqueles que contribuíram com o Conselho na gestão passada, sobretudo a Valdevino Vieira, que assumiu a presidência após o falecimento da assistente social Fátima Santos, que presidia o órgão. E ainda, deu as boas-vindas às pessoas que irão compor sua nova formação.

 Essa nova gestão, segundo Botion, terá o desafio de elaborar o Plano Municipal do Idoso, que contemplará as políticas públicas voltadas a essa parcela da população para os próximos anos. Botion observou, ainda, a necessidade de aproximar as questões relativas aos direitos dos idosos à área da educação. “Um dia todos nós seremos idosos. E queremos ser cuidados com o mesmo respeito que temos hoje”, disse.

 REFERÊNCIA NACIONAL

 O Conselho é composto por 28 membros, titulares e suplentes, divididos paritariamente entre o Poder Público e a Sociedade Civil. Os novos integrantes terão mandato de dois anos. Veja a relação dos conselheiros no decreto 46, publicado no Jornal Oficial do dia 17, no portal da Prefeitura (limeira.sp.gov.br).

 Na cerimônia, Erika Tank falou sobre a ligação familiar com a causa do idoso, sobretudo em relação ao Asilo João Kühl Filho, fundado pelo seu bisavô e coordenado durante muitos anos pela sua avó. “Aprendi em casa o respeito e o cuidado que devemos ter com os idosos”, salientou. “Fica aqui meu agradecimento a todos os que participaram desse Conselho que se renova hoje e a todos aqueles que estão assumindo, pelo grande trabalho que prestam à população idosa”, completou Erika.

 Vinculado ao Ceprosom, o Conselho tem como finalidade assessorar o governo municipal, no sentido de assegurar os direitos civis e humanos das pessoas idosas (com 60 anos ou mais). Nesse sentido, deve garantir aos idosos o direito à cidadania, à participação na sociedade, à dignidade, ao bem-estar e o direito à vida.

 Maria Aucélia Damasceno destacou que Limeira é referência nacional em relação às políticas públicas para o idoso e que as ações a esse público são ofertadas por diversas secretarias. “Temos que pensar a questão do envelhecimento não só hoje, mas nos próximos dez anos. Que políticas públicas podemos desenvolver frente a esse processo de envelhecimento. E o conselho será peça fundamental nesse processo. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários