Por: Renan Isaltino | Publicado em 3 de março de 2021

Compartilhe

 Com duas mesas, a proposta é explorar casos e, com isso, disseminar boas práticas, em especial em instituições culturais de médio e pequeno porte

 Acontece nesta quinta-feira (04), das 9h às 17h, um evento para discutir questões em torno da documentação e conservação de acervos culturais preservados em instituições, como museus, arquivos e centros de documentação. Com duas mesas, a proposta é explorar casos e, com isso, disseminar boas práticas, em especial em instituições culturais de médio e pequeno porte. O evento será virtual, com transmissão pelo Facebook do Museu Major José Levy Sobrinho. A realização é da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, e Centro de Memória – Unicamp.

 A primeira mesa, dedicada a estudos de caso sobre documentação de acervos, será das 9h às 12h, com a presença de representantes do Museu Major José Levy Sobrinho (Limeira), do Museu Nossa Senhora Aparecida (Aparecida) e do Museu da Pessoa (São Paulo). Já na parte da tarde, das 14h às 17h, os estudos voltam-se ao tema da conservação, com casos do Museu de Limeira, do Centro de Memória – Unicamp (CMU – Campinas) e do Museu da Imagem e do Som (Campinas). O projeto teve como proponente a Academia Limeirense de Letras (ALLe).

 Desde maio de 2020, existe um convênio entre o CMU e o Museu de Limeira visando implementar ações de assessoramento de cunho museológico e arquivístico para a instituição. A mesa de abertura do evento conta com as presenças do professor José Farid Zaine (Secretário Municipal de Cultura de Limeira), da Prof.ª Drª Adriana Pessatte (Diretora de Memória e Centro de Ciências), Wagner Fróes (Vice-presidente da Academia Limeirense de Letras) e Davidson Panis Kaseker (Diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus – GTC SISEM).

 O apoio para a realização da atividade é do SISEM (Sistema Estadual de Museus), da ALLe e do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural da Secretaria do Estado de Cultura e Economia Criativa. O seminário oferecerá certificação aos ouvintes, mediante link de inscrição oferecido durante as duas mesas da atividade virtual.

 SERVIÇO

 I Seminário Documentação & Conservação de Acervos Culturais

 Dia 4 de março de 2021, das 9h às 12h e das 14h às 17h

 Transmissão pela página do Facebook do Museu Major José Levy Sobrinho (https://www.facebook.com/museudelimeira). (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários