Por: Renan Isaltino | Publicado em 8 de março de 2021

Compartilhe

 Em períodos de secas, essas represas são utilizadas para complementar o abastecimento público

 Desde o início de novembro de 2020 a Prefeitura de Cordeirópolis vem se empenhando para devolver as condições naturais das Represas do Barro Preto. Em períodos de secas, essas represas são utilizadas para complementar o abastecimento público, além de serem utilizadas por empresa privada na fabricação de papel.

 Em decorrência do baixo volume de água no período de estiagem e o excesso de matéria orgânica, houve um crescimento acelerado de plantas aquáticas, as quais se não controladas podem causar prejuízos à qualidade da água e vida aquática.

 Como estratégia emergencial, a Prefeitura tem realizado a retirada mecânica e proposto um monitoramento contínuo para evitar o aparecimento de novas plantas. Contudo, segundo o secretário Municipal de Meio Ambiente, Joaquim Dutra, essas ações são importantes, mas não resolvem o problema definitivamente. “Devemos realizar análises e estudos de uso do solo de toda a micro-bacia a montante das represas em parceria com as Universidade públicas da região para identificar os possíveis contaminantes”, finaliza o secretário.

 Para o secretário de Serviços Público, Nivaldo Menezes, a ação de retirada das plantas aquáticas só foi possível com o envolvimento e dedicação das secretarias. “A colaboração dos servidores das Secretaria de Serviços Público, de Governo e Meio Ambiente foi fundamental para alcançarmos o êxito nesta operação”, comentou o secretário. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários