Por: Renan Isaltino | Publicado em 23 de março de 2021

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 A ocorrência chamou a atenção de uma das atendentes responsáveis por analisar as demandas dos munícipes e encaminhá-las às pastas responsáveis pela tomada de providências

 Todos os meses, pedidos relacionados à zeladoria urbana, como limpeza de áreas verdes, poda de árvores, iluminação, entre outros, chegam à Prefeitura de Limeira pela Plataforma 156. Só em fevereiro foram abertos 3.487 protocolos dessa natureza. Porém, nesta terça-feira (23) o aplicativo do sistema recebeu a primeira denúncia de violência doméstica contra a mulher.

 A ocorrência chamou a atenção de uma das atendentes responsáveis por analisar as demandas dos munícipes e encaminhá-las às pastas responsáveis pela tomada de providências. Em vez de usar o ícone relacionado a denúncias, a pessoa que relatou a ocorrência colocou-a no campo destinado à limpeza de terreno. Pelo perfil da denúncia, o caso foi encaminhado à “Rede Elza Tank de Atendimento Integrado à Mulher em Situação de Violência”.

 A vice-prefeita Erika Tank informa que outras três denúncias já haviam sido direcionadas à Plataforma 156, porém via telefone. Em razão desses casos, ela elaborou no ano passado – ainda como vereadora – um projeto de lei que prevê treinamento de todos os servidores que atuam no 156.

 Aprovado pela Câmara Municipal, o projeto foi sancionado pelo prefeito Mario Botion em outubro, transformando-se na Lei 6.462/20. No dia 4, a lei foi regulamentada pelo Decreto Nº 75, que atribui à “Rede Elza Tank de Atendimento Integrado à Mulher em Situação de Violência” a responsabilidade pela execução do treinamento.

 “A ideia é que as servidoras do 156 sejam capacitadas para receber casos de violência contra a mulher”, ressalta a vice-prefeita”. Em cumprimento à legislação, o treinamento já está agendado para os dias 9 e 16 de abril. Para evitar a interrupção do serviço, a equipe se dividirá entre os dois dias. Dessa maneira, Erika Tank ressalta que a Plataforma 156 passa a integrar os serviços pensados à mulher vítima de violência durante a pandemia de coronavírus. “É mais uma forma de atendimento nesse período marcado pela pandemia”, frisa.

 A Plataforma 156 é um canal de comunicação direto entre a população e a prefeitura. O serviço, que funciona na Ouvidoria, fornece informações diversas sobre a Administração Pública e recebe solicitação de serviços, denúncias de irregularidades, elogios, sugestões e reclamações dos munícipes. Todas essas demandas ganham um número de protocolo e são encaminhadas aos setores competentes para resolução. Pelo protocolo, o munícipe pode acompanhar o andamento da solicitação.

 Para acessar o 156, basta entrar no site da prefeitura (www.limeira.sp.gov.br). Visando facilitar ainda mais a conexão com a população, a prefeitura oferece um aplicativo que pode ser baixado no celular e que é compatível com os sistemas operacionais IOS e Android. (Da redação portal Notícia de Limeira)


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