Por: Renan Isaltino | Publicado em 8 de junho de 2021

Compartilhe

 Iniciativa reúne estabelecimentos culturais do mundo todo com programação online; campanha mundial acontece de 7 a 13 de junho

 A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do governo de São Paulo reuniu todas as instituições culturais da pasta para participar da #MuseumWeek2021. De 7 a 13 de junho, museus, bibliotecas, fábricas de cultura, teatros e salas de espetáculo vão fazer parte da oitava edição desse evento, que é dedicado à criatividade e conecta estabelecimentos artísticos do mundo com programação pela internet.

 Esta será a primeira vez que, além dos museus, outros espaços de cultura estaduais integrarão a campanha. “A participação da Biblioteca Parque Villa-Lobos e da Biblioteca de São Paulo junto ao Sistema Estadual de Bibliotecas no #MuseumWeek2021 é um estímulo à promoção da criatividade, do talento e da leitura, contribuindo para a construção autônoma de conhecimento por parte das comunidades de leitores no Estado de SP”, diz Christiano Lima Braga, coordenador da Unidade de Difusão Biblioteca e Leitura da SEC.

 Assim como nas edições anteriores, a organização da #MuseumWeek2021 definiu sete temas principais que, este ano, atenderão pelas hashtags: ‘Era uma vez’, ‘Nos bastidores’, ‘Pelos olhos das crianças’, ‘Eureca’, ‘Legende Isto’, ‘Arte Em Toda Parte e ‘Palavras Pro Futuro’. Serão abordados um por dia, a partir do dia 6. O objetivo é estimular as instituições e o público a serem criativos e reforçar a imagem dos artistas como atores que participam da transformação da sociedade.

 “A #MuseumWeek2021 ganha ainda maior relevância e abrangência neste momento em que o contexto mundial impõe que as mediações, trocas e experiências estejam cada vez mais presentes no ambiente virtual, estabelecendo novas possibilidades de fruição cultural”, afirma Letícia Santiago, coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria.

 Para facilitar a participação do público a partir de experiências em espaços culturais, a Secretaria disponibilizou a relação das redes sociais dos equipamentos participantes pelo site www.cultura.sp.gov.br.

 Programação e hashtags

 O Memorial da Resistência, pela #EraUmaVezMW, abre o evento no dia 7 com uma animação em ‘stop motion’ que vai contar a história do prédio que sedia a instituição.

 Situado em Campos do Jordão, o Auditório Cláudio Santoro compartilha, na ação #NosBastidoresMW do dia 8, a estrutura completa que existe atrás do palco, como a coxia, camarins, fosso e muito mais.

 Na quarta-feira (9), a Casa Candido de Portinari apresenta, em #PelosOlhosDasCriançasMW, o olhar de uma criança sobre o museu e a história do pequeno Candinho.

 Dia 10 tem fotografia pelas lentes e pelo acervo das máquinas fotográficas do Museu Índia Vanuíre em #EurecaMW. No mesmo dia, as bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos divulgam o passo a passo Pintando o Sete e divulgam o vídeo Fab Lab – como fazer livros artesanais.

 Na #LegendeIstoMW, do dia 11, o Museu Catavento brinca de adivinhação e distribui caixas de perguntas nas redes sobre o nome de itens do acervo. Ao final do dia, a equipe do Centro de Referência do museu responderá com o nome correto. As Fábricas de Cultura também entraram na brincadeira e vão fazer uma ação combinada para a iniciativa. O objetivo é fazer uma espécie de batalha no Instagram, com postagem de fotos referentes à hashtag do dia.

 Os museus literários Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade também se preparam com ampla programação todos os dias do MuseumWeek2021. Dia 12, com a #ArteEmTodaParteMW, os três museus convidam o público para compartilhar um registro do espaço revelando uma arte do local. O Museu do Futebol, Pinacoteca, MIS, Paço das Artes e MIS Experience fazem mistério, mas prometem surpresas para os internautas que passarem pelas redes nos dias da campanha.

 Em 13 de junho, dia do encerramento, a organização da #MuseumWeek2021 convida os participantes da ação a deixar uma mensagem para o futuro pela #PalavrasProFuturoMW. Valem frases, poesias, pensamentos, um texto, uma imagem ou qualquer outra manifestação artística. (Da redação portal Notícia de Limeira)

 Imagem: Divulgação / Governo de SP


Compartilhe

Comentários

comentários