Por: Redação Notícia de Limeira | Publicado em 10 de junho de 2021

Compartilhe

 De acordo com o órgão, reclamações com compras feitas pelo e-commerce já somam 49% das queixas quando comparadas com outras modalidades

 Com a chegada do Dia dos Namorados, comemorado no sábado (12), o Procon faz um alerta sobre compras pela internet. Algumas recomendações são importantes para que o consumidor adquira o presente com maior segurança. De acordo com o órgão, reclamações com compras feitas pelo e-commerce já somam 49% das queixas quando comparadas com outras modalidades. A coordenadora do Procon Limeira, Mara Isa Mattos Silveira, reforça que é fundamental pesquisar a reputação da loja antes de efetuar a compra. “Há diversos sites de consulta disponíveis na internet, inclusive no Ranking de Empresas Reclamadas e no link Evite Esses Sites, ambos disponíveis no endereço www.limeira.sp.gov.br/procon”, orienta Mara Isa.

 Outra dica importante é realizar a compra on-line em um equipamento de sua confiança (tablet, celular, computador) e que digite o URL (endereço) da loja escolhida. Não é indicado usar os atalhos das redes sociais ou e-mails. “Escolha sites que tenham plataformas seguras. Se o pagamento for feito com cartão de crédito, opte pelo formato on-line disponibilizado pelos bancos. Se a opção escolhida for o boleto, antes de pagar, cheque o beneficiário e o CNPJ”, destaca a coordenadora do Procon.

 O consumidor deve, ainda, registrar toda a transação, mesmo que por prints de tela. “E muita atenção, milagres não existem, quando o preço final do produto for muito abaixo de seu valor praticado no mercado, desconfie”, afirma Mara Isa.

 O Procon também ressalta que o Código de Defesa do Consumidor garante o direito de arrependimento pelas compras realizadas na internet, o consumidor poderá devolver o produto, sem justificar o motivo, dentro de sete dias contados do recebimento da mercadoria. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários