Por: Redação NL | Publicado em 18 de junho de 2021

Compartilhe

 Até o final de julho, a expectativa é que todas as 27 fossas previstas no projeto estejam em operação

 O prefeito Mario Botion acompanhou, nesta semana, a instalação de quatro fossas biodigestoras em propriedades rurais do município, no Bairro dos Frades. A ação integra o projeto “Águas Claras”, desenvolvido pelos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, que visa a preservação da água na sub-bacia hidrográfica do Ribeirão Tabajara. Até o final de julho, a expectativa é que todas as 27 fossas previstas no projeto estejam em operação.

 “Esta é mais uma importante ação que o nosso governo realiza voltado para a preservação do meio ambiente”, afirma Botion. “Nesse caso, a medida tem como finalidade garantir a qualidade desse importante manancial do município”, conclui.

 O produtor João Batista Barbosa afirma que não teria condições de arcar com os custos de instalação da fossa e que estava precisando dessa substituição. “A antiga poluía o meio ambiente e também tinha um cheiro forte”, diz. Barbosa ainda conta que está satisfeito com o novo sistema: “é uma fossa moderna que está conservando nascentes, rios, represas. Para mim e meus vizinhos, vai ser ótimo”.

 O recurso para viabilização da iniciativa é oriundo de convênio com a Agência Nacional de Águas (ANA). O repasse é de R$ 800 mil, com contrapartida de R$ 80 mil do município. Além das 27 fossas biodigestoras, o projeto também prevê o plantio de 28 mil árvores em 13 hectares de Áreas de Preservação Permanente (APPs). Para isso, foi adquirida uma estufa para o Viveiro Municipal de Limeira, o que ampliou a produção de mudas nativas.

 As fossas biodigestoras instaladas utilizam tecnologia desenvolvida pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). A finalidade é promover o tratamento exclusivo do esgoto dos vasos sanitários. O líquido gerado a partir desse processo pode ser utilizado na agricultura como um biofertilizante para aplicação no solo.

 A secretária Simone Zambuzi ressalta que a definição das propriedades beneficiadas se deu a partir de critérios técnicos, como a localização dentro dos limites da bacia do Tabajara e a vulnerabilidade ambiental. “A preservação desse manancial é de fundamental importância para garantir que a água que chega até as torneiras de toda a população seja de qualidade”, afirma. O Ribeirão Tabajara é um dos principais afluentes do Ribeirão do Pinhal, que é de onde é captada parte da água para abastecimento do município. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários