Por: Renan Isaltino | Publicado em 22 de junho de 2021

Compartilhe

 O EMEC faz parte do calendário escolar e conta com a participação de mais de 2 mil professores, coordenadores e diretores da rede municipal

 A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Educação, promove nos dias 7 e 8 de julho o III Encontro Municipal de Educação Continuada (EMEC). Neste ano, o tema será “Um jeito novo de caminhar, mas o mesmo propósito: Ensinar”. O EMEC faz parte do calendário escolar e conta com a participação de mais de 2 mil professores, coordenadores e diretores da rede municipal. Em razão da pandemia de coronavírus, o evento será on-line.

 Segundo a diretora pedagógica da pasta, Adriana Dibbern Capicotto, o EMEC integra o conjunto de ações da pasta visando à formação continuada dos docentes e seu desenvolvimento profissional. “E por consequência, a melhoria do processo ensino e aprendizagem dos estudantes”, afirmou a diretora.

 Neste contexto, o encontro tem como objetivo abordar as mudanças decorrentes da pandemia no universo educacional. Nessa nova realidade, Adriana destaca o desafio de possibilitar a aprendizagem, considerando as grandes desigualdades entre os estudantes em relação ao acesso e aos recursos digitais. “A todo momento somos levados a pensar sobre como ensinar neste contexto? Quais estratégias utilizar para minimizar os prejuízos em relação ao aprendizado? Como lidar e trabalhar com uma educação integral?”, ela observa.

O encontro prevê a realização de quatro palestras, com os temas: “Ensino Híbrido: possibilidades e realidade”, “Desenvolvimento de competências socioemocionais: relações entre os profissionais da educação, estudantes e suas famílias”, “A relação escola e família: interações que transformam” e “Linguagem verbal: produção histórica e cultural, constitutiva de sujeitos, da subjetividade e do conhecimento”. Para as palestras, não é necessário fazer inscrição, pois a transmissão será pelo canal da secretaria no YouTube (www.youtube.com/educacaolimeira).

 Além disso, haverá 16 oficinas com diversas temáticas e relatos de experiências de práticas de doentes da rede. No caso das oficinas, é necessário fazer inscrição até dia 30, pelo link: https://smelimeira.com.br. Após acessar a página, basta clicar no botão do III EMEC. Serão disponibilizadas 90 vagas para cada oficina.

 Confira a programação das palestras:

 7/7 – 8h30

 Tema: “Ensino Híbrido: possibilidades e realidade”

 Palestrante: Ton Ferreira, licenciado em Matemática pela Unesp, pós-graduado em Ética, Valores e Cidadania na Escola, pela USP, MBA em Gestão de Pessoas, pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal) e mestre em Ciências pela USP. Atua há mais de 15 anos como consultor educacional e de negócios.

 7/7 – 13h30

 Tema: “Desenvolvimento de competências socioemocionais: relações entre os profissionais da educação, estudantes e suas famílias”

 Palestrante: Cynara Vilas Boas, psicóloga da Prefeitura de Jacareí e formadora do Estado de São Paulo pela Undime/Instituto Ayrton Senna

 8/7 – 8h30

 Tema: “A relação escola e família: interações que transformam”

 Palestrantes:

 – Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva: graduado em Pedagogia, com mestrado e doutorado em Educação, pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). É professor do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Ufscar e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da mesma universidade. Atualmente, desenvolve atividades no Centre de Recherche sur les Liens Sociaux (Cerlis), Université Paris V – Descartes. Autor e organizador do e-book “Quando os olhos se abrem: educação infantil em contexto”

 – Fabiana Marini Braga: graduada em Pedagogia pela Ufscar, tem mestrado e doutorado em Educação pela mesma universidade. É professora do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Ufscar e atua como coordenadora do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (Niase). Coautora do livro “Comunidades de Aprendizagem: outra escola é possível”

 – Roseli Rodrigues de Mello: formada em Pedagogia pela Ufscar, tem mestrado e doutorado na área de Educação pela mesma universidade. Desenvolveu pós—doutorado em Sociologia e Educação na Comunidade de pesquisa em Excelência para Todos (Crea) da Universidade de Barcelona. Professora do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Ufscar, professora de pós-graduação em Educação. Fundou o Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (Niase). Coautora do livro “Comunidades de Aprendizagem: outra escola é possível”

 8/7 – 13h30

 Tema: “Linguagem verbal: produção histórica e cultural, constitutiva de sujeitos, da subjetividade e do conhecimento”

 Sinopse: roda de conversa sobre o contexto educacional do município e o modo de conceber a linguagem verbal como produção histórica e cultural

 Mediadoras:

 – Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto: graduada em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), tem mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Unimep e doutorado em Educação pela Unicamp. É professora do Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte (Ddelart) da Unicamp

 – Janaína de Souza Silva: professora formadora da Secretaria de Educação, formada em Pedagoga pelo Instituto Superior de Ciências Aplicadas (Isca Faculdades), mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e doutoranda também em Educação, pela Unicamp.

 Confira programação das oficinas:

 Data: 7/7

 – Educação Infantil: em dois horários, às 8h30 e às 13h30

 Sala 1 – Jogos de linguagem para apropriação da linguagem escrita;

 Sala 2 – Compreensão leitora e planejamento: aspectos essenciais;

 Sala 3 – Preservação dos recursos naturais e descarte adequado de resíduos orgânicos e inorgânicos;

 Sala 4 – Linguagem Matemática: comparando e classificando na educação infantil;

 Sala 5 – Diversidade cultural no contexto escolar: articulação teoria e prática;

 Sala 6 – Brincando com o imaginário da criança para elaborar uma contação de histórias.

 – Especialistas de Arte, Educação Física e Educação Especial – em dois horários, às 8h30 e às 13h30

 Sala 7 – Situações didáticas no ensino de Arte. Práticas criativas;

 Sala 8 – A Educação Física escolar em tempos de pandemia;

 Sala 9 – Deficiência intelectual: características e estratégias de inclusão escolar.

 Data: 8/7

 – Ensino Fundamental, em dois horários, às 8h30 e às 13h30

 Sala 1 – Trabalho com ortografia no ensino fundamental;

 Sala 2 – As diferentes formas poéticas e suas contribuições no processo de alfabetização e formação do leitor;

 Sala 3 – Multiplicação: o uso da calculadora no processo investigativo de regularidades;

 Sala 4 – O uso de aplicativos e recursos digitais nas aulas de matemática;

 Sala 5 – Biodiversidade de ecossistemas: reflexão – participação – ação!;

 Sala 6 – Contribuições para o ensino de Geografia;

 Sala 7 – Educação e recursos tecnológicos.

 Relato de experiências de práticas exitosas das escolas municipais, que ocorrerão ao longo do evento:

 – Franciane da Cunha Vieira, professora coordenadora da escola Vereador Waldimir Jorge Schinor

 – Projeto “Tampinhas Plásticas”, do Centro Infantil Fábio Franco de Oliveira

 – Projeto “Queremos te ver”, do Centro Infantil Lucinda Tank Kuhl

 – “Histórias de Limeira”, professora Gisele Godoi da Emeief Pe. Maurício Sebastião Ferreira

 – Vanessa Santos Silva: professora de Educação Especial (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários