Por: Renan Isaltino | Publicado em 22 de junho de 2021

Compartilhe

 Pelo quinto ano consecutivo do estudo, município está listado no grupo dos mais avançados em saneamento do país

 Na última semana, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES) lançou a edição 2021 do Ranking ABES da Universalização do Saneamento. Há cinco anos, o estudo analisa indicadores da prestação de serviços de abastecimento de água, de coleta e tratamento de esgoto, e de coleta e destinação dos resíduos; e apura os impactos do saneamento na saúde da população.

 Limeira, pelo quinto ano consecutivo, revelou-se em destaque na listagem, alcançando a pontuação total de 491,06, em 500 pontos possíveis. A classificação coloca o município na categoria “rumo à universalização”, dos mais avançados em saneamento do país entre cidades de grande porte (com mais de 100 mil habitantes).

 “Estamos felizes com o resultado, pois demonstra que o trabalho planejado em parceria com o município nos 25 anos de concessão dos serviços em Limeira tem contribuído com a evolução do saneamento básico e, consequentemente, promovido mais saúde à população, garantindo lugar de destaque para a cidade no cenário nacional”, afirma Rodrigo Dias, diretor de operações da BRK Ambiental em Limeira.

 Os avanços nos serviços de água e esgoto da cidade são frutos de investimentos que ultrapassam R$ 613 milhões nos anos de concessão, aplicados tanto em ampliações dos sistemas públicos de água e esgoto, visando atender o crescimento contínuo do município, quanto em modernizações e complementação dos serviços. Limeira integra um seleto grupo de cidades que possuem um Plano Municipal de Saneamento Básico.

 “Neste ano, estamos empenhados na modernização da infraestrutura dos sistemas de água e esgoto da cidade. Implantamos um novo sistema de tratamento de esgoto em nível terciário na ETE Tatu, e já alcançamos expressivos resultados em qualidade do efluente tratado e devolvido limpo ao Ribeirão Tatu. No sistema de distribuição de água, estamos com obras de substituição de redes em andamento na Vila Queiroz, Vila Cláudia, Campo Novo e um extenso cronograma de trabalho com medidas estabelecidas em um Plano de Contingência, que visam garantir a regularidade do fornecimento de água para atendimento da demanda de consumo, especialmente diante da estiagem de 2021. São ações que têm por objetivo manter a prestação de um serviço de qualidade para toda a cidade”, explica o diretor.

 Com dados de 2019 utilizados no estudo, o Ranking ABES da Universalização do Saneamento traz Limeira com 97,02 pontos alcançados no abastecimento de água; 97,02 na coleta de esgoto; e 100 no tratamento de esgoto. Isso equivale a 100% da população urbana do município, área de concessão da BRK Ambiental. Em coleta de resíduos sólidos, serviço que não é escopo da concessionária, a cidade apresenta 97,02 pontos, com 100 pontos na destinação adequada.

 Além disso, o estudo relaciona o saneamento à saúde e faz uma correlação entre as pontuações dos municípios e a taxa de internação por doenças relacionadas ao saneamento. Limeira registrou 30,4 pontos, calculado a partir da taxa de internações para cada 100 mil habitantes; o que coloca a cidade abaixo da média da categoria, que é de 40,4 pontos.

 Ranking ABES

 Divididos em municípios de grande porte (acima de 100 mil habitantes) e de pequeno e médio porte (abaixo de 100 mil habitantes), a análise abrange 1.670 municípios brasileiros, o que representa cerca de 70% de toda a população e 30% dos municípios que forneceram dados ao Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS), indicador utilizado pelo Ministério das Cidades, com o ano de 2019 como referência.

 No ranking, as cidades foram organizadas em quatro categorias: “rumo à universalização” (acima de 489 a 500 pontos), “compromisso com a universalização” (450 a 489 pontos), “empenho para a universalização” (200 a 449 pontos) e “primeiros passos para a universalização” (abaixo de 200 pontos).

 O estudo completo pode ser acessado na página da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES) na internet. O endereço é o http://abes-dn.org.br/ (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários