Por: Renan Isaltino | Publicado em 22 de junho de 2021

Compartilhe

 Limeira está entre os representantes dos 23 municípios do aglomerado urbano de Piracicaba

 O presidente da Câmara de Limeira, Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC) participou nesta terça-feira (22), da reunião de reativação do Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Piracicaba (Praup). Durante o evento no Salão Nobre Helly de Campos Melges, foram escolhidos os membros da Mesa Diretora da entidade. O vereador de Limeira foi eleito primeiro vice-presidente. Para a presidência do Parlamento foi eleito o vereador Gilmar Rotta (Cidadania), que preside a Câmara de Piracicaba. A cidade passa a ser sede do Praup.

 Sidney Pascotto discursou na abertura da reunião e destacou a força do trabalho integrado dos vereadores. “Quando a gente organiza um parlamento regional podemos ser representados por vários partidos, para unir forças e defender as demandas desse aglomerado urbano que tem mais de 1,450 milhão de habitantes”, enfatizou o presidente do Legislativo de Limeira.

 O processo de articulação do Parlamento foi debatido entre Gilmar Rotta e Sidney Pascotto em encontro realizado no dia 26 de maio, na Câmara Limeira. Na ocasião, o presidente do Legislativo de Piracicaba também falou da importância do agrupamento de casas legislativas para discutir políticas públicas comuns às cidades vizinhas, como pedágio, transporte, gestão de resíduos sólidos e saúde.

 O Parlamento Regional é composto por 23 municípios distribuídos em cinco polos. Fazem parte do polo um Piracicaba, Águas de São Pedro, Santa Maria da Serra, São Pedro, Rio das Pedras, Saltinho e Laranjal Paulista. No polo dois, estão os municípios de Limeira, Cordeirópolis, Iracemápolis e Santa Gertrudes. O terceiro polo é composto pelas cidades de Rio Claro, Analândia, Charqueada, Corumbataí e Ipeúna. O quarto polo por Araras, Conchal e Leme e o quinto polo por Capivari, Elias Fausto, Mombuca e Rafard.

 Eleição da Mesa

 A Mesa Diretora é formada por sete parlamentares, sendo um presidente e quatro vices, um primeiro-secretário e um segundo-secretário. Os membros foram indicados pelos polos do Parlamento Regional e eleitos durante a reunião de reativação.

 Além de Gilmar Rotta e Sidney Pascotto, completam a composição o segundo vice-presidente, José Pereira (PSD), vereador de Rio Claro; terceiro vice-presidente Rodrigo Soares (PSDB), de Araras; quarto vice-presidente, Ronaldo Cezário (MDB), de Elias Fausto; o primeiro-secretário, Du Sorocaba (PL), de São Pedro; segundo-secretário Jean Ferreira (Cidadania), de Iracemápolis.

 Posse

 Durante a reunião ainda foi aprovada a alteração no protocolo estatutário do Parlamento Regional, para ampliar a participação de vereadores no Praup. Agora um terço dos vereadores de cada Câmara pode integrar o Parlamento Regional. Antes esse limite se restringia a um quinto.

 A posse dos integrantes do Praup está prevista para ocorrer em 13 de julho, às 10h, em Piracicaba. O local será definido considerando os protocolos de segurança em relação à pandemia.

 As reuniões ordinárias serão bimestrais, podendo ser convocada reunião extraordinária se necessária. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários