Por: Renan Isaltino | Publicado em 22 de junho de 2021

Compartilhe

 Atualmente, no município, são três vacinas disponíveis: CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan; AstraZeneca, da Fiocruz; e Pfizer, da BioNTech

 Com a maior oferta de vacinas contra a Covid-19, que têm chegado a cada vez mais pessoas, também tornam-se comuns as dúvidas sobre a imunização. Por isso, a Secretaria de Saúde de Limeira resolveu esclarecer algumas desses questionamentos. Atualmente, no município, são três vacinas disponíveis: CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan; AstraZeneca, da Fiocruz; e Pfizer, da BioNTech.

 “Todas as vacinas aplicadas em Limeira são eficazes contra o coronavírus, no sentido de evitar o agravamento da doença e, consequentemente, as mortes”, explica o diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari. Estudo recente realizado no Reino Unido indica o impacto positivo das vacinas AstraZeneca e Pfizer e mostra que ambas têm capacidade parecida (de 79% e 80%, respectivamente) de reduzir a probabilidade de infecção.

 QUEM DEVE TOMAR A VACINA?

 Atualmente, uma vez que as vacinas ainda não estão disponíveis em maior quantidade para os Estados e municípios, o Plano Nacional de Imunização e o Plano Estadual de Imunização de São Paulo definiram grupos que, desde janeiro, recebem a vacina de forma prioritária. Em Limeira, o avanço da imunização segue esses planos, mas um planejamento realizado pela prefeitura tem permitido a liberação para outras pessoas.

 Com isso, além dos grupos prioritários – pessoas com Síndrome de Down, transplantadas, em terapia renal substitutiva; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; motoristas do transporte coletivo; trabalhadores da saúde; trabalhadores da educação, gestantes e puérperas –, a população geral acima de 46 anos também podem receber a vacina contra a Covid-19.

 Segundo Ferrari, desde o início da vacinação, a prioridade de acesso à vacina é das pessoas que têm maior risco de morte e para manter a força de trabalho da saúde. “Desde então, fazemos um planejamento minucioso de estoque de doses e de capacidade de imunização para avançar com outros grupos. Nosso intuito é vacinar toda a população, mas faremos isso com organização”, afirma Ferrari.

 O diretor de Vigilância em Saúde também ressalta que as vacinas são seguras para quem tem comorbidades, tanto que essas pessoas fazem parte dos grupos prioritários dos planos de imunização. A lista das comorbidades pode ser conferida no site da prefeitura (www.limeira.sp.gov.br/vacinacao). Vale ressaltar que essas pessoas devem apresentar documento assinado por médico que comprove a comorbidade.

 As gestantes e puérperas também fazem parte dos grupos prioritários. Contudo, conforme prevê o Plano Estadual de Imunização, as gestantes, especificamente, devem apresentar uma indicação médica de que podem tomar a vacina. “Essa deve ser uma decisão da gestante com seu médico”, observa Ferrari. Em Limeira, somente a CoronaVac é aplicada nas gestantes, já que a Anvisa não recomenda a AstraZeneca para esse público.

 QUANDO TOMAR A VACINA?

 Outra dúvida frequente é em relação a quando tomar a vacina, quando chegar a idade ou grupo prioritário. Alexandre Ferrari explica que as únicas restrições são para pessoas que têm diagnóstico positivo para a doença ou estão com sintomas gripais ou de Covid. Para esses casos, a recomendação é tomar a vacina apenas 30 dias depois do fim dos sintomas. Passado esse período sem sintomas, basta procurar um ponto de vacinação.

 E se a pessoa teve contato com alguém que confirmou para coronavírus, mas não apresentou sintomas? O diretor esclarece que ela também pode tomar a vacina. O mesmo vale para quem teve Covid-19 anteriormente, há mais de um mês, portanto, está sem sintomas. “Se a pessoa teve coronavírus em 2020, por exemplo, e não apresenta sintomas, deve tomar a vacina, desde que faça parte dos grupos prioritários”, destaca.

 É POSSÍVEL ESCOLHER A VACINA?

 Ferrari comenta que diariamente a Secretaria de Saúde recebe questionamentos como esse. Mas essa não é uma prática em Limeira. “Não é possível escolher a vacina. Todos os imunizantes são distribuídos de forma isonômica e aleatória nos postos de saúde com sala de vacinação, garantindo acesso de todas as vacinas a todas as pessoas, além de maior segurança e agilidade no processo de imunização”, cita o diretor.

 Todas as informações sobre a vacinação contra a Covid-19 em Limeira podem ser conferidas em www.limeira.sp.gov.br/vacinacao, além das redes sociais da Prefeitura de Limeira. O estudo citado neste release pode ser conferido, em inglês, no site da revista Nature Medicine (www.nature.com/articles/s41591-021-01410-w). (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários