Por: Renan Isaltino | Publicado em 28 de junho de 2021

Compartilhe

 Torneio envolve a participação de 200 equipes de todo o planeta

 O estudante Lucas Danesin, de Cordeirópolis, aluno do primeiro ano do ensino médio, SESI Rio Claro, participou, juntamente da equipe Thunderboticos, do Open Greece, um torneio mundial de robótica, envolvendo a participação de 200 equipes de todo o planeta.

 Os estudantes da equipe Thunderboticos vivenciaram a experiência de apresentar seu projeto de pesquisa, desempenho e design do robô, ao vivo, online, no idioma inglês para a equipe de juízes da Grécia, além de interagir e aprender com a diversidade de equipes participantes do mundial.

 A equipe foi constituída em 2011 e, a cada temporada, com dedicação, criatividade e muito trabalho, é destaque nos torneios regionais, nacionais e internacionais, com total apoio do técnico Leonardo Vinicius Santolim, que sempre está junto à sua equipe inspirando-os e auxiliando a atingir o máximo de seu potencial.

 A equipe atual é composta por 7 integrantes, sendo Leandro Araújo de Nicolau, Marcela Britto Robles, Lucas Danesin e Vitor Ferreira Lourenço membros desde 2019 e Isaac Oliveira Goz, Laura Vivian Tessari e Murilo de Freitas Nardelli desde 2020. Conquistaram 2 prêmios regionais como 1º e 2º lugar, classificando a equipe para 2 nacionais, além de prêmios extras como 1º Lugar em Gracius Professionalism e 1º em Design do Robô.

 Isso somado aos diversos troféus conquistados pela equipe em torneios regionais, nacionais e internacionais com a formação de outros integrantes.

 O bom desempenho da equipe os classificou para disputar em 2020 o torneio que seria sediado em Arkansas, USA, que foi cancelado devido à pandemia do Coronavírus.

 Entretanto, graças a sua classificação, a equipe Thunderboticos foi convidada a participar, neste último fim de semana, do OPEN GREECE, assim como algumas outras equipes da rede SESI. Devido à pandemia, todos esses eventos que antes ocorriam de forma presencial, sediados em diferentes cidades do Brasil e do mundo, foram reajustados para que ocorressem de forma remota e online, o que proporcionou grande aprendizado durante essa difícil fase a qual estamos passando.

 Nos torneios, as equipes são desafiadas a criar um projeto de pesquisa e uma solução inovadora para temas relevantes à sociedade, previamente lançados em cada temporada, além da construção e programação de um robô para realizar as tarefas de mesa, o que gera um aprendizado multidisciplinar incrível aos participantes. As competições são pautadas em valores como CORE VALUES E COOPERTITION, onde aprender e dividir são essenciais.

 Neste ano, a equipe apresentou seu projeto de pesquisa denominado GITY (Guide it to yourself), como uma solução que viabilizasse a prática esportiva com autonomia para pessoas com deficiência visual. A partir de muitas pesquisas em diversos sites, bibliografias e profissionais contatados, a equipe pode ver que 93% dos deficientes visuais são inativos e que as comorbidades relacionadas a sua saúde podem se agravar em até 80% se eles não praticarem atividades físicas. As pessoas com deficiência visual são muito afetadas pela falta de atividades físicas pelo fato de não existirem políticas públicas que estimulem a atividade física para esse grupo.

 Para solucionar o problema da falta de espaços adaptados às pessoas com deficiência visual para a prática de atividades físicas, a equipe desenvolveu o GITY que consiste em um trilho inferior de armário que é instalável em praças e paredões, com a finalidade de proporcionar o ato da caminhada aos deficientes visuais, de forma segura e independente.

 A equipe está muito satisfeita com o aprendizado conquistado e pretende continuar gerando novas ideias e melhorando a sociedade a qual vivem. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários