Por: Renan Isaltino | Publicado em 26 de julho de 2021

Compartilhe

 Página da campanha “Jogando junto pela Água” traz informações atualizadas a respeito dos níveis dos mananciais e das chuvas em Limeira

 Os volumes de chuvas registrados nos primeiros meses deste ano no município de Limeira ficaram abaixo do esperado. Foram seis meses consecutivos de índices pluviométricos inferiores às médias climatológicas históricas. O primeiro semestre terminou 26% inferior à média do período. Com o objetivo de incentivar a população para a prática do consumo consciente de água, a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no município, reforça a campanha “Jogando junto pela água” com uma página exclusiva na internet.

 O site (https://jogandojuntopelaagua.com.br/) reúne informações que a concessionária normalmente já divulga para a mídia local sobre as condições dos mananciais que abastecem a cidade, além de dados sobre os índices de chuvas. Nesta página, a população de Limeira também pode acompanhar as principais obras e ações preventivas da concessionária para o enfrentamento do período mais seco do ano, além de encontrar dicas sobre como tornar seu consumo de água mais eficiente.

 A campanha de conscientização está com divulgações em redes sociais, em emissoras de rádio e, desde o início de julho, foi ampliada com a distribuição de folhetos informativos sobre o tema. Até o final deste mês, todos os imóveis de Limeira receberão o material com dicas importantes sobre como evitar desperdícios de água durante esse período mais crítico da estiagem.

 “O objetivo da concessionária é fazer com que a população participe ativamente da campanha, tendo assim atitudes conscientes com relação ao uso da água. Com essa ação, buscamos levar esclarecimento e conscientização aos moradores, e esperamos contar com o apoio de todos com mudanças de hábitos necessárias e de forma prioritária a partir deste mês em que, de fato, a estiagem tende a se agravar”, explica Rodrigo Dias, diretor de operações da BRK Ambiental.

 A captação de água do município é feita por dois mananciais, o rio Jaguari e o ribeirão Pinhal. Ambos se encontram em estado de atenção. Atualmente, o rio Jaguari está com 2,5m3/s (metros cúbicos por segundo) de vazão, sendo que a vazão mínima necessária para captação é de 1,0m3/s. O ribeirão Pinhal se encontra com 60% da capacidade atual. A concessionária monitora o comportamento hídrico dos mananciais e, apesar do baixo volume de chuvas, mantém o abastecimento com regularidade no município, mas a redução antecipada dos níveis pode agravar tais condições.

 Um decreto municipal, já publicado de forma preventiva, permite que a captação de água também seja feita pela represa Salto do Lobo. O uso dessa reserva de água será adotado apenas diante do agravamento das condições dos atuais mananciais, seja por conta da redução de seus níveis ou pela qualidade de suas águas.

 A BRK Ambiental adota, desde o início do ano, uma série de medidas preventivas estabelecidas num Plano de Contingência para o enfrentamento deste período de estiagem. “Estamos empenhados na execução de uma série de ações e investimentos que vão desde a substituição de redes – com frentes de trabalho atualmente na Vila Queiroz, Vila Cláudia e Jardim Ouro Verde – combate a vazamentos, ampliação da reserva de água tratada e adoção de novos processos para a garantia da qualidade da água distribuída à população. O plano prevê medidas que decorrem desde a captação, ao tratamento e à distribuição de água na cidade”, afirma o diretor.

 E diante de um possível agravamento da disponibilidade hídrica, a concessionária volta a reforçar a necessidade do uso consciente de água, especialmente com o registro do aumento do consumo na cidade. No primeiro semestre do ano, a população de Limeira consumiu 10,046 bilhões de litros de água; 179 milhões de litros a mais que o consumo do mesmo período no ano passado, quando, de janeiro a junho, foram consumidos 9,866 bilhões de litros de água.

 De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa necessita de cerca de 110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene. Em Limeira, o consumo médio por habitante/dia no primeiro semestre deste ano foi de 180 litros, o que significa que cada pessoa tem consumido, pelo menos, 70 litros de água a mais por dia que o recomendado pela ONU. No comparativo com os dados do último diagnóstico do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), Limeira também apresenta um consumo per capita acima da média da região sudeste, que é de 174,4 litros de água por habitante/dia.

 “Neste momento temos que unir esforços e agir com atenção especial para o consumo sustentável da água, sem desperdícios. A participação da comunidade nesse contexto é fundamental para evitar o agravamento de medidas mais restritivas ao consumo. Numa referência ao tema da campanha, digo que estamos todos convocados – concessionária e população – para um grande time que joga pelo bem-estar de todos nesta atual estiagem”, reforça Dias. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários