Por: Renan Isaltino | Publicado em 26 de julho de 2021

Compartilhe

 A Sala Lilás que será instalada no plantão policial

 O delegado seccional de Limeira, Antonio Luis Tuckumantel,e a vice-prefeita Erika Tank, reuniram representantes do poder público e mulheres que atuam na Rede de proteção das Mulheres vítimas de violência Elza Tank, para apresentar a Sala Lilás que será instalada no plantão policial. O local foi adaptado a partir de determinação do prefeito Mario Botion à Secretaria de Obras e Serviços Públicos, após atender solicitação de Erika.

 A sala lilás é um espaço criado para prestar atendimento especializado que ampliará para 24horas o atendimento às mulheres vítimas de violência. Foram convidadas pela vice-prefeita, a presidente da Câmara Municipal em exercício, Lu Bogo, a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, a Presidente do Conselho Municipal da Condição Feminina, Cleusa dos Santos, e a Coordenadora da Rede Elza Tank, Marina Alencar.

 A Sala Lilás vai funcionar em horários em que a Delegacia de Defesa da Mulher Elza Tank (DDM) estará fora de expediente, como no horário noturno, aos feriados e finais de semana. Ao chegar ao plantão policial, a vítima será atendida pelo delegado local e encaminhada à Sala Lilás, onde será ouvida por delegados de plantão especializados em casos de violência doméstica. Na sequência, o delegado local será orientado pelo especialista sobre como proceder nos casos ocorridos. O atendimento por videoconferência e especializado é um projeto do governo estadual por meio da Polícia Civil em todo o estado.

 PIONEIRISMO

 Em Limeira, o delegado da seccional Antonio Luis Tuckumantel solicitou à vice-prefeita Erika Tank, que desenvolvesse os trabalhos necessários à implantação. O pedido da reforma foi feito ao prefeito Mario Botion, que autorizou a adaptação da sala por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos.

 A presidente da Câmara Municipal em exercício, Lu Bogo, destacou o pioneirismo de Limeira em relação a prevenção à violência contra a mulher e medidas de proteção. “Esta sala será a porta de acolhida às vítimas de violência e que esta humanização no atendimento seja copiada também por outros municípios”, conclui.

 Durante a visita, Erika Tank ressaltou a importância da implantação da Sala Lilás como um espaço especializado. “É mais um passo importante para fortalecer a assistência à mulher, pois a denúncia é necessária, mas para fazê-la, as mulheres precisam se sentir seguras e a segurança precisa ser efetiva e começa com o boletim de ocorrência feito por especialistas em violência doméstica”, afirma. “Dessa forma, é garantida uma atuação mais eficaz do Judiciário, e essa é uma etapa importante para que a justiça seja feita”, afirmou. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários