Por: Renan Isaltino | Publicado em 14 de setembro de 2021

Compartilhe

 O tema está sendo trabalhado em sala de aula pelos professores do 2º e do 4º anos do ensino fundamental

 Os alunos da Escola Estadual Octávio Pimenta Reis, no Jd. Senador Vergueiro, participaram de uma atividade diferente para aprender sobre a importância das árvores no entorno de nascentes. O tema está sendo trabalhado em sala de aula pelos professores do 2º e do 4º anos do ensino fundamental, que contaram com ajuda da equipe de educação ambiental da Prefeitura de Limeira.

 Nos dias 2 e 9 de setembro, 33 estudantes participaram de palestra, com exibição do vídeo “Nascente Modelo”. O material, produzido pelas secretarias de Meio Ambiente e Agricultura e de Comunicação Social, mostra como as árvores protegem uma nascente na propriedade rural Laranja Azeda, do Sr. Waldomiro Ivers, e garantem qualidade e quantidade de água. A diretora de Educação Ambiental, Patrícia Kühl, e a fiscal ambiental Loide Batista conversaram com os estudantes e tiraram dúvidas.

 Em razão da pandemia, não foi possível realizar visita presencial à Nascente Modelo. A atividade ocorreu seguindo os protocolos de segurança, em local aberto e com distanciamento, além do uso de máscara por todos os envolvidos. Os vídeos de educação ambiental foram uma inovação da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, para que as ações continuem ocorrendo mesmo com as limitações impostas pela pandemia de Coronavírus.

 A secretária Simone Zambuzi ressaltou que o produtor rural é fundamental para o trabalho de preservação da vegetação nativa e, consequentemente, dos recursos hídricos. “O Sr. Waldomiro é um exemplo a ser seguido”, comentou. Simone ressalta que além de realizar o trabalho de recuperação de matas ciliares em suas propriedades na Bacia do Pinhal, ele colabora com a destinação de sementes ao Viveiro Municipal com as ações de educação ambiental realizadas pela prefeitura. “Nós técnicos somos muito gratos por todo o trabalho e temos muito respeito e admiração”, disse.

 O Departamento de Extensão Rural oferece auxílio técnico e mudas nativas para os produtores. Mais informações pelo telefone 3451-2550. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários