Por: Redação NL | Publicado em 14 de setembro de 2021

Compartilhe

 Homenagem foi realizada na sede do 36º Batalhão

 A sede do 36º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I), no bairro Laranjeiras, foi palco da entrega da Medalha de Bravura entre os Justos – Cabo Odilon Lopes para nove policiais militares da cidade, na manhã desta terça-feira, 14 de setembro, com a participação de autoridades, policiais, familiares, alunos-soldados e imprensa.

 A cerimônia foi liderada pelo presidente da Câmara, Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC), e contou com a presença dos vereadores Airton do Vitório Lucato (PL), Betinho Neves (PV), Elias Barbosa (PSC), Everton Ferreira (PSD), Ceará (Republicanos), Helder do Táxi (MDB), Isabelly Carvalho (PT), João Antunes Bano (Podemos) e Ju Negão (PV), além dos ex-vereadores proponentes das homenagens Clayton Silva, Dra. Mayra Costa, Mir do Lanche e Dr. Rafael Camargo.

 O prefeito Mario Botion (PSD) e a vice-prefeita Erika Tank (PL) também acompanharam a solenidade. O batalhão foi representado pelo comandante tenente-coronel Adriano Vieira Braz.

 O presidente da Câmara usou a palavra para cumprimentar, agradecer e parabenizar os policiais homenageados por seus atos de bravura. “Nós sabemos do trabalho sério da PM, que tem dedicado não só o dia a dia, mas a própria vida para nos defender”, afirmou Lemão.

 Ele destacou os baixos índices de criminalidade em Limeira devido ao trabalho conjunto de todas as forças de segurança da cidade. “Isso por causa do trabalho bem feito de nossas polícias. A Câmara Municipal se sente honrada em entregar essa simples medalha, é para mostrar o que vocês fizeram e vão continuar fazendo”, disse.

 Por sua vez, o prefeito cumprimentou e agradeceu os militares, e explicou que essa condecoração representa a gratidão do povo limeirense a cada um. “Essa é uma homenagem justa”, resumiu Botion. Ele também ressaltou o trabalho integrado das instituições de segurança.

 Por fim, o comandante do 36º BPM/I, tenente-coronel Vieira enfatizou a natureza da condecoração, que premia os feitos de heroísmo e bravura, ou seja, práticas não comuns de coragem, audácia, destemor e valentia diante de uma situação adversa e que representa um feito relevante para a sociedade. “É um reconhecimento público da Câmara Municipal de Limeira, é um reconhecimento de representantes do povo, é como se o próprio povo estivesse entregando essas medalhas”, discursou. “Para o batalhão, é motivo de orgulho e muito nos honra que policiais militares tenham sido agraciados no desempenho de suas missões.”

 Homenageados

 Foram homenageados, por proposição do ex-vereador Clayton Silva, os policiais militares soldado Marcos Antônio Cordasso dos Passos e soldado José Maurício dos Santos (Decreto Legislativo Nº 4/2018); e soldado Alberto Ricielli Sciarramello Furlan e soldado Felipe de Olinda Justino (Decreto Legislativo Nº 5/2018).

 Em relação aos PMs Santos e Cordasso, a medalha se deve ao ato de bravura em uma ocorrência que envolvia uma suposta tentativa de suicídio na linha férrea, próximo ao Viaduto Antônio Dalfré, em junho de 2017.

 Já a homenagem aos militares Justino e Alberto se deve à participação deles em um salvamento de uma criança com pouco mais de 18 dias engasgada com o leite materno, em janeiro de 2018. Após serem abordados por um casal, na Avenida Pedro Elias, os PMs fizeram o atendimento ao bebê.

 Por sugestão do ex-vereador Claudemir Vieira, recebeu a medalha o cabo da Polícia Militar Paulo Donizete Tetzner (Decreto Legislativo Nº 16/2018). Segundo o ex-parlamentar, graças a Tetzner um foragido da polícia do estado da Bahia, líder de uma facção criminosa, foi detido em 11 de fevereiro de 2018. E, em outra ocorrência, em 8 de abril, o PM salvou duas vidas, devido sua ação rápida e eficaz, quando chegou ao local onde um irmão tinha ferido o outro com uma faca e o agressor, logo em seguida, tentava se matar.

 Por iniciativa da ex-vereadora Dra. Mayra Costa, foram condecorados os policiais cabo Fábio Marcelo Canela e cabo Fábio Alexandre da Silva (Decreto Legislativo Nº 39/2018). Este último não pode estar presente na solenidade. Ambos trabalhavam no Policiamento de Ronda Rural e juntos contribuíram na prisão de 76 pessoas na prática de crimes, na maioria por tráfico de drogas, nos bairros Aeroporto, Ernesto Kuhl, Gustavo Picinini, Cecap, Odécio Degan, Jardim do Lago e Lagoa Nova.

 Por indicação do ex-vereador Rafael Camargo, os policiais cabo Vitor Roso Bueno e soldado Marcel Vitor Farias foram os homenageados (Decreto Legislativo Nº 28/2019) pelos atos de bravura e coragem realizados durante ocorrência policial na data de 15 de fevereiro de 2019. Na ocasião, Samuel, um bebê de apenas 25 dias, engasgou-se no Jardim Roseira e foi socorrido pelos militares.

 Medalha

 A comenda Bravura entre os Justos foi criada pelo ex-vereador Clayton Silva, por meio do Decreto Legislativo 27/2017, e tem o intuito de reconhecer atos de heroísmo e de bravura, em situações de extrema necessidade e perigo iminente, a cidadãos. A honraria pode ser concedida por qualquer vereador. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários