Por: Renan Isaltino | Publicado em 17 de setembro de 2021

Compartilhe

 Realizada pela BRK Ambiental, a ação é destinada a jovens entre 16 e 21 anos e tem o objetivo de incentivar a transformação social

 Com o objetivo de incentivar os jovens de Limeira à governança participativa de liderança, para pensarem e promoverem projetos e ações que possam impactar e transformar a sociedade, a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Limeira, abriu inscrições para o Programa Engajamento Juvenil.

 As inscrições podem ser feitas até a próxima segunda-feira (20). O curso é destinado a jovens de 16 a 21 anos e está previsto para iniciar no dia 21 de setembro,  com duração de três meses – sendo concluído em dezembro. Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário disponível neste link: https://pt.surveymonkey.com/r/Engajamento_Juvenil. No total, são 60 vagas disponíveis.

 A ação irá contar com sete módulos de capacitação que vão abordar os seguintes temas:

 Módulo 1: Direitos Humanos, Direito Participativo e Cidadania; Módulo 2: Formação social no Brasil e as raízes da desigualdade e a importância da formação política; Módulo 3: Educação socioambiental e engajamento em saneamento; Módulo 4: Tendências do mercado de trabalho e empreendedorismo; Módulo 5: Ferramentas de acessibilidade e capacitação; Módulo 6: Universidade e direcionamento de carreiras e Módulo 7: Projeto de Vida.

 “A BRK Ambiental enxerga os jovens como parte transformadora da sociedade em que vivemos e, por isso, considera de extrema importância promover capacitações para que eles possam desenvolver projetos e ações capazes de transformar o meio em que vivem, seja na escola, no bairro, na cidade. O curso irá ajudá-los a colocar em práticas essas ações modificadoras”, explica Thaís Cortina, gerente de Sustentabilidade da BRK Ambiental em Limeira.

 As aulas ocorrerão de forma híbrida, com encontros on-line e presenciais (seguindo todas as recomendações dos órgãos de saúde para prevenção à Covid-19). Ao final da capacitação, os participantes poderão submeter projetos com foco na melhoria do seu meio ambiente (escolar, familiar, cidadão), denominado “Capital Semente”. Uma banca examinadora irá avaliar e escolher os três melhores, que vão receber uma verba em dinheiro para execução do projeto.

 O curso é uma atividade do cronograma de ações do Projeto Técnico Socioambiental (PTS) que a BRK executa no município. “O PTS é a contrapartida socioambiental da empresa a partir das obras de grande porte que realiza na cidade por meio dos financiamentos da Caixa Econômica Federal. Ou seja, além do benefício que o financiamento traz em relação às obras de infraestrutura para o saneamento básico, ele também tem o viés socioambiental, promovendo ações como esse curso para a comunidade”, destaca a gerente. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários