Por: Renan Isaltino | Publicado em 11 de outubro de 2021

Compartilhe

 Formação foi promovida pela BRK Ambiental para ensino de peças de crochê com fio de malha e tem o objetivo de incentivar o empreendedorismo no município

 Uma feira virtual que está no ar até o dia 31 de outubro conta com artigos produzidos por mulheres limeirenses durante o curso Roda de Artesanato. A formação foi promovida pela BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de saneamento de Limeira, para ensino de peças de crochê com fio de malha e teve o objetivo de incentivar o empreendedorismo no município. Iniciado no mês de junho e finalizado em setembro, o curso contou com a participação de 45 mulheres limeirenses, que agora expõem seus produtos no site https://amcpress.wixsite.com/feira-virtual.

 ”Foi uma oportunidade para quem busca fazer do artesanato uma fonte de renda. A iniciativa teve o objetivo de gerar um aumento da empregabilidade e contribuir para a movimentação da economia local”, explica Thaís Cortina, gerente de Sustentabilidade da BRK Ambiental.

 A formação promoveu 16 encontros profissionalizantes de ensino de peças de crochê com fio de malha, desde a sua concepção até a exposição e a venda dos produtos. Todas as participantes receberam suporte com material para a confecção de diferentes peças de crochê, de acordo com a evolução do programa.

 “O curso nos deu a oportunidade de trabalhar com o artesanato, calcular custos, lucro, como comercializar pela internet”, destaca Gislanei Dibbern. “Nunca tinha pegado em uma agulha, mas sempre tive vontade de aprender. Hoje posso dizer que sou uma artesã”, afirma Irma Augusto Magalhães.

 As oficinas foram on-line, compreenderam 32 horas de formação no total e foram divididas em quatro módulos: Economia criativa; Empreendedorismo e gestão; Criação dos produtos e Design; e Exposição e venda/ Trocas e parcerias. Ao final da ação, foram sorteados quatro cursos do Senac na área de marketing digital entre as participantes, com o objetivo de incentivar a comercialização dos artigos produzidos por meio das redes sociais.

 “Diante do atual cenário de pandemia, a concessionária entende a importância de promover ações que gerem conhecimento e fonte de renda para a população de Limeira. Por isso, neste ano, temos focado nosso trabalho socioambiental numa série de iniciativas capazes de gerar conhecimento e renda ao município”, comenta a gerente.

 A seleção de participantes seguiu alguns critérios, como ter 18 anos completos ou mais, facilidade de acesso à internet e ordem de inscrição. Pessoas inscritas no CADÚNICO e beneficiárias de programas de transferência de renda tiveram prioridade.

 “Neste ano, a BRK Ambiental já promoveu em Limeira um programa para orientação profissional de jovens, com inscrições abertas em março, e de capacitação sobre saneamento para professores e estudantes universitários, com inscrições feitas em abril. Mais de 250 pessoas se inscreveram nas ações citadas. Todos os programas promovidos pela concessionária têm sido realizados de forma on-line e são gratuitos.” (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários