Por: Renan Isaltino | Publicado em 14 de outubro de 2021

Compartilhe

 A Educação Bilíngue de Surdos se tornou, neste ano, uma modalidade de ensino independente dentro da Lei Brasileira de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)

 O prefeito Mario Botion participou, nesta quinta-feira (14), do lançamento oficial da Educação Bilíngue de Surdos na rede municipal de ensino de Limeira. O evento aconteceu no Teatro Nair Bello e contou com a presença do secretário de Educação, André De Francesco, e do presidente da Câmara, vereador Sidney Pascotto, o Lemão da Jeová Rafá. O programa já está em andamento no Ceief Rafael Affonso Leite desde 2020.

 A Educação Bilíngue de Surdos se tornou, neste ano, uma modalidade de ensino independente dentro da Lei Brasileira de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Em Limeira o assunto já é debatido há algum tempo. Na prática, os alunos surdos têm o conteúdo curricular trabalhado na Língua Brasileira de Sinais (Libras), como primeira língua, e eles também aprendem o português, como segunda língua.

 Para o prefeito Mario Botion, a implantação da educação bilíngue é um dos desafios que a atual administração tem enfrentado. “A educação bilíngue já é uma realidade, graças ao trabalho sério da rede municipal de ensino e da Secretaria de Educação. A prefeitura tem, hoje, um setor específico para ser a ponte entre o poder público e as pessoas com deficiência, que é nossa preocupação constante”, afirmou.

 O secretário de Educação enalteceu a presença dos professores e gestores das escolas municipais no sentido de que esse projeto seja compartilhado com toda a rede de ensino. “Agradeço o empenho de toda a equipe da Secretaria de Educação e do Ceief Rafael Affonso Leite para a implantação da educação bilíngue. É incrível quando vemos o resultado desse trabalho”, observou Francesco.

 “Essa é mais uma conquista da rede municipal de ensino, fruto de um trabalho comprometido do governo Mario Botion”, definiu o vereador Lemão da Jeová Rafá. Já a diretora do Ceief Rafael Affonso Leite, Kátia Romina Bernardo, também citou o aspecto de a educação bilíngue ser uma conquista. “Receber esses alunos na escola é um privilégio. É mérito da rede e uma conquista dos nossos estudantes surdos”, resumiu.

 O PROGRAMA

 A rede municipal tem, hoje, cerca de 20 alunos matriculados, que recebem a educação bilíngue desde 2020. Eles estudam no Ceief Rafael Affonso Leite e são divididos em três turmas, conforme a idade. São três professores fluentes em Libras que atuam com as crianças somente na língua de sinais. Antes disso, os estudantes surdos participavam das aulas juntos dos demais alunos com a ajuda de intérpretes.

 Segundo a diretora da unidade, nas aulas de artes e educação física, os alunos surdos são integrados a outras classes de alunos ouvintes, promovendo a integração das crianças. A partir do ano que vem, a educação bilíngue deverá ser inserida na grade curricular da escola, conforme prevê a legislação, o que permitirá que o ensino seja disseminado para cerca de 600 alunos.

 A agente de desenvolvimento educacional, Lúcia Helena Ribeiro Cardoso, explicou que a decisão para que o aluno receba a educação bilíngue é da família. “Para as crianças surdas nessa idade, nós convidamos os pais ou responsáveis para conhecer o projeto de educação bilíngue. Pedagogicamente, defendemos a educação bilíngue pois entendemos que ela garante a aprendizagem das crianças”, citou.

 Também estiveram presentes na cerimônia de lançamento a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, servidores da Secretaria de Educação e os alunos que fazem parte da educação bilíngue no Ceief Rafael Affonso Leite. Além disso, todo o evento contou com a presença de intérpretes de Libras. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários