Por: Redação NL | Publicado em 24 de novembro de 2021

Compartilhe

 Os 15 melhores receberam diplomas no Plenário nesta quarta-feira, 24 de novembro

 A Câmara Municipal de Limeira realizou nesta quarta-feira, 24 de novembro, a entrega dos diplomas aos alunos vencedores do 8º Concurso de Redação Vinícius de Moraes. O presidente do Legislativo, vereador Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC), conduziu a cerimônia ao lado da vereadora Mariana Calsa (PL), presidente da Comissão Organizadora do certame, e da vice-prefeita Erika Tank (PL), autora da Resolução que instituiu o concurso. Também prestigiaram o evento o secretário Municipal de Cultura, José Farid Zaine, o vereador Everton Ferreira (PSD), primeiro-secretário da Câmara, e a vereadora Tatiane Lopes (Podemos), secretária da Comissão Organizadora.

 O tema deste ano, “Reflexos da Pandemia na educação: qual o destino do ensino no Brasil?”, foi escolhido pela Comissão Organizadora do concurso, formada por Mariana Calsa, Tatiane Lopes e pelos vereadores Anderson Pereira (PSDB), Ju Negão (PV) e Marco Xavier (Cidadania), membros. Participaram neste ano 292 alunos de 26 escolas de Limeira, 15 foram premiados, três de cada categoria, que compreende o 9º ano do ensino fundamental; 1º, 2º e 3º anos do ensino médio e curso pré-vestibular.

 A cerimônia

 A vereadora Mariana Calsa foi a primeira a usar a palavra no evento, ela destacou o papel dos professores e coordenadores que motivaram os alunos a participarem do concurso e parabenizou os alunos. “Esses 292 já são vitoriosos: só por terem se inscrito e participado já demonstram um interesse muito grande pelo assunto e pelo concurso”. Mariana também falou do tema escolhido para as redações. “Nossa intenção foi que os alunos refletissem sobre esse momento em que vivemos, que cada um pudesse pensar na sua própria realidade e também se colocar no lugar do outro”, pontuou.

 A vice-prefeita Erika Tank, ex-vereadora autora da resolução que criou o concurso de redação, representou o prefeito Mario Botion na cerimônia. “Tal qual os pais e mães aqui presentes, orgulhosos por seus filhos tão próximos a um futuro brilhante, me sinto orgulhosa nesta noite por ver o concurso que criei em sua oitava edição, caminhando mesmo sem a minha presença”, declarou. A vice-prefeita fez uma retrospectiva dos diversos temas tratados nas edições anteriores e parabenizou os vencedores, pais, professores e escolas, em nome do prefeito. “A vocês fica minha profunda admiração, um futuro melhor com certeza virá nas mãos dessa juventude e nós botamos muita fé em vocês”, concluiu.

 O encerramento coube ao presidente da Câmara, vereador Sidney Pascotto, que citou a importância que o professor tem na vida de cada um. Ele lembrou da primeira professora, em 1969, e também do professor em 1979, hoje secretário de Cultura José Farid Zaine. “Que bom podermos estar juntos aqui hoje e agradecer. Aos professores, a nossa eterna gratidão”. O parlamentar também citou as dificuldades do período e lembrou que ainda precisamos continuar lutando para vencer a pandemia e que cada um precisa ter o comprometimento com o próximo. “Muitas pessoas faltarão em nossas fotos de fim de ano, que partiram, mas Deus permitiu que nós ficássemos, então que façamos jus a essa benção que Deus nos deu de nos manter vivos”, finalizou.

 Concurso 2021

 Por causa da pandemia, este é o segundo ano em que todos os procedimentos do concurso foram realizados de forma digital, da inscrição à avaliação. Ao todo foram recebidas 292 redações de 26 escolas públicas e particulares da cidade na edição de 2021. Os alunos inscritos em cinco categorias, correspondentes ao 9º ano do ensino fundamental, 1º, 2º e 3º anos do ensino médio e pré-vestibular, discorreram sobre os “Reflexos da Pandemia na educação: qual o destino do ensino no Brasil?”.

 A escolha das melhores redações coube à banca avaliadora, formada por Adriana Pessatti Azzolino, Amanda Marques, Bruna Carvalho , Eduardo Ferreira dos Santos, Mara Jaqueline de Oliveira e Vanessa Osava.

 O Concurso de Redação Vinícius de Moraes já está na 8ª edição e foi instituído pela Resolução N° 581/2014, com o objetivo de estimular os alunos das escolas de Limeira a praticarem redação, para que adquiram cultura geral, por meio do raciocínio coerente e hábito de leitura, gabaritando-os para o futuro profissional, social e intelectual.

 Confira a lista dos vencedores:

 Categoria I – 9º ano do ensino fundamental:

 1º colocado: Sofia Gava

 Professor: Renata Rosa Meira

 Escola: Colégio Jandyra Antunes Rosa

 2º colocado: Sofiah Dumit Gardinal

 Professor: Renata Rosa Meira

 Escola: Colégio Jandyra Antunes Rosa

 3º colocado: Eduardo Malafronte Alves de Souza

 Professor: Elaine Velozo

 Escola: Colégio São José

 Categoria II – 1º ano do ensino médio:

 1º colocado: Clara Traldi Santos

 Professor: Alissa Persike

 Escola: Organização de Ensino Einstein

 2º colocado: Sophia Gerlack

 Professor: Fernanda Félix Litron

 Escola: Colégio Portinari

 3º colocado: Gabriel Buso Martins

 Professor: Fernanda Félix Litron

 Escola: Colégio Portinari

 Categoria III – 2º ano do ensino médio:

 1º colocado: Pedro Henrique Tejada Guerra

 Professor: Mara Andresa Ré

 Escola: Colégio Portal de Limeira

 2º colocado: João Batista Froes Livrari

 Professor: Edvaldo Aparecido Rofatto

 Escola: Cotil – Colégio Técnico de Limeira Unicamp

 3º colocado: Gabriela Marques de Freitas

 Professor: Mara Andresa Ré

 Escola: Colégio Portal de Limeira

 Categoria IV – 3º ano do ensino médio:

 1º colocado: Victor Canevari Reis Salomão Bezerra

 Professor: Fernanda Félix Litron

 Escola: Colégio Portinari

 2º colocado: Laís Rodrigues Spagnol

 Professor: Mara Andresa Ré

 Escola: Colégio Portal de Limeira

 3º colocado: Mariana Gracioli Carvalho

 Professor: Mara Andressa Re

 Escola: Colégio Portal de Limeira

 Categoria V – Pré-vestibular:

 1º colocado: Pietra Salviatti

 Professor: Mara Andresa Ré

 Escola: Galileo Pré Vestibular

 2º colocado: Maria Carolina Cardoso Grochoski

 Professor: Mara Andresa Ré

 Escola: Galileo Pré Vestibular

 3º colocado: Jullia Almeida Bertagna

 Professor: Mara Andresa Ré

 Escola: Galileo Pré Vestibular. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários