Por: Renan Isaltino | Publicado em 26 de novembro de 2021

Compartilhe

 A campanha termina na próxima terça-feira (30)

 Servidores da Secretaria de Assuntos Jurídicos, da Prefeitura de Limeira, trabalharam nesta sexta-feira (26) vestidos de azul – como forma de divulgar a campanha Novembro Azul, voltada à conscientização e prevenção do câncer de próstata. Acompanhados pelo prefeito Mario Botion e pelo secretário da pasta, Daniel de Campos, eles reuniram-se em frente ao Edifício Prada (Paço Municipal) para registrar a iniciativa.

 A campanha termina na próxima terça-feira (30). Até lá, homens acima de 50 anos devem fazer o exame de sangue para diagnóstico da doença em estado inicial, denominado Antígeno Prostático Específico (PSA). Conforme balanço da Secretaria de Saúde, 1.145 exames já foram coletados pela rede.

 O exame é disponibilizado nas Unidades Básicas de Saúde e no Laboratório Municipal, de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h. Para tanto, é necessário apresentar RG e Cartão SUS, além de seguir rigorosamente as instruções de preparo, são elas:

 – Não fazer exercícios físicos ou andar de bicicleta dois dias antes do exame;

 – Não manter relações sexuais três dias antes da coleta;

 – Após colonoscopia, esperar no mínimo 15 dias;

 – Após biópsia de próstata com ou sem ultrassom, aguardar 30 dias;

 – Caso o paciente tenha realizado exame médico de toque retal ou sondagem uretral, colher o exame de sangue somente após quatro dias. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários