Por: Renan Isaltino | Publicado em 30 de novembro de 2021

Compartilhe

 De acordo com a Secretaria de Saúde, até o momento houve coleta de 1.383 exames de PSA (Antígeno Prostático Específico)

 O prefeito Mario Botion e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Limeira, Roberta Botion, acompanharam nesta terça-feira (30), o encerramento do Novembro Azul 2021 – campanha dedicada à conscientização e prevenção ao câncer de próstata. A iniciativa foi coordenada neste ano pelo Fundo Social, em parceria com a  Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, Alicc (Associação Limeirense de Cuidado e Carinho), Santa Casa e AME (Ambulatório Médico de Especialidades). “Devemos sempre investir no diagnóstico precoce e na conscientização da manutenção da saúde. Essas informações devem ser multiplicadas”, afirmou o prefeito.

 De acordo com a Secretaria de Saúde, até o momento houve coleta de 1.383 exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) –  procedimento capaz de diagnosticar a doença em seu estágio inicial, além de palestras e  atividades educativas. “Me sinto honrada em coordenar as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. Nesses períodos intensificamos as ações, mas o cuidado  com a saúde e  a prevenção devem continuar durante todo o ano”, destacou a presidente do Fundo Social, Roberta Botion.

 Compareceram ao evento, o secretário de Saúde, Vitor Santos, o diretor do AME, Antônio de Paula Júnior, o provedor da Santa Casa, José Roberto Piccinin, além de diretores e servidores da prefeitura. “Agradeço à Roberta Botion e aos parceiros das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul por este trabalho intenso. Mesmo com a pandemia, as ações de prevenção foram realizadas”, salientou o secretário de Saúde.

 Após a fala inicial das autoridades, os servidores assistiram a uma palestra com o urologista do AME, Cauê Brunelli Dezotti. “O câncer de próstata é silencioso, por isso a importância da busca ativa. Com o diagnóstico precoce, as chances de cura chegam a 90%”, ressaltou.

 O médico também citou dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). “O câncer de próstata é o segundo mais comum no homem. Em 2020, foram detectados 65.800 casos da doença em todo o país”, informou Dezotti.

 O diretor do AME, reforçou a necessidade das ações preventivas. “Não podemos ter medo ou tabu. A prevenção é fundamental para a qualidade de vida”, disse. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários