Por: Renan Isaltino | Publicado em 14 de dezembro de 2021

Compartilhe

 Serviço prestado pela BRK oferece a modernização contínua da rede coletora por meio de trocas e extensões, além de vistorias das tubulações com câmera de vídeo

 Coletar e tratar o esgoto faz parte dos serviços de saneamento de qualquer município. A coleta do esgoto é o serviço que tem por finalidade ´coletar´ toda a água que foi utilizada nos imóveis – após os banhos, lavagem das louças e roupas e da descarga dos banheiros – e afastá-la das residências, transportando esse efluente até uma estação de tratamento, por meio de uma rede pública coletora de esgoto. A rede é um conjunto de tubulações por onde o esgoto escoa e é transportado para as estações de tratamento, onde ele é tratado, limpo e devolvido para os rios e córregos, sem causar prejuízos ao meio ambiente.

 Em Limeira, o sistema de coleta de esgoto tem uma extensão de 1.066,7 quilômetros de redes. Isso significa que se toda a estrutura de tubulações da cidade fosse colocada numa linha reta, ela seria suficiente para chegar próximo à divisa com o Paraguai, ou ainda, realizar por sete vezes uma viagem de Limeira à capital São Paulo.

 A atual extensão das redes de coleta de esgoto de Limeira é capaz de atender a 100% dos imóveis da área urbana. Mas nem sempre foi assim. Há pouco mais de duas décadas, esse atendimento se limitava a 78% do município. E os avanços só foram possíveis por meio de investimentos definidos na concessão dos serviços à iniciativa privada.

 O professor Juraci Rodrigues mora em Limeira desde a infância e vivenciou o avanço dos serviços de coleta de esgoto. “Minha família foi uma das primeiras a morar no Jardim Boa Esperança; foi a segunda casa do bairro. Me recordo que, quando criança, não tínhamos água encanada e em nossa casa existia uma fossa para o esgoto”, relembra. Ele comenta ainda sobre as obras que ocorreram no bairro para a implantação dos serviços. “Me lembro das ruas sendo abertas e homens trabalhando para colocar as tubulações”, diz.

 Hoje, a concessionária BRK, responsável pelos serviços de água e esgoto da cidade, é quem tem o compromisso de manter em pleno funcionamento o sistema de coleta de esgoto de Limeira. Para isso, conta com uma gestão do serviço que oferece a modernização contínua das redes coletoras por meio de trocas e extensões.

 Neste ano, mais de 670 metros de redes de esgoto foram substituídos na cidade. O trabalho ocorreu em ruas dos bairros Gustavo Piccinini, Jardim Celina, Cecap, Granja Machado, Jardim Aeroporto, Monte Carlo, Vila Cláudia e na rotatória Barroca Funda.

 “A troca das tubulações de esgoto tem por objetivo modernizar o sistema de coleta e, principalmente, atuar de forma preventiva, facilitando o escoamento do efluente, reduzindo odor e as ocorrências de entupimentos ou mesmo necessidade de reparos emergenciais”, informa o gerente de operações da concessionária, Rogério Lima.

 O gerente destaca ainda que 2021 está próximo de se tornar o ano com o menor número de entupimentos em redes e ramais de esgoto desde o início da concessão dos serviços em Limeira.

 Para uma gestão cada vez mais eficiente, a BRK também adota o uso de tecnologia e realiza procedimentos de filmagem das tubulações de esgoto. Com a inserção de uma câmera de vídeo-inspeção, que filma toda a parte interna da tubulação, é possível diagnosticar as reais condições das redes e, a partir da filmagem, iniciar a investigação para identificar rompimentos, entupimentos, localizar ramais de esgoto e poços de visita pavimentados, por exemplo.

 “A partir da filmagem interna das redes, conseguimos constatar com precisão a origem do problema e atuar de forma assertiva para sua devida resolução”, explica o gerente.

 O coordenador da equipe de redes da concessionária, Marco Sinico, conta que o recurso em vídeo tem uma grande efetividade na rotina de trabalho. “Recentemente, conseguimos solucionar um problema recorrente de entupimento em ramal de esgoto com o uso da câmera. Inicialmente, executamos no local todas as medidas necessárias para o desentupimento e, sem sucesso na ação, executamos a filmagem e identificamos a presença de uma pedra no interior da tubulação que estava obstruindo a passagem do esgoto e provocando o entupimento. Com a identificação da pedra, realizamos sua retirada e o problema foi resolvido de imediato”, revela.

 Em Limeira ocorre, em média, a inspeção de um quilômetro de redes de esgoto por mês através de filmagem.

 Para a estrutura de esgotamento sanitário, o município também recebeu neste ano a extensão de 46 metros de redes de esgoto na região do Jardim Nova Limeira, num investimento para acompanhar o crescimento urbano da cidade.

 Os serviços de coleta de esgoto tornam os municípios mais limpos e sustentáveis. Condições sanitárias adequadas são medidas de proteção contra diversas doenças e proporcionam qualidade de vida. No Brasil, segundo o Atlas do Saneamento divulgado em novembro pelo IBGE, apenas 60,3% dos municípios brasileiros tem coleta de esgoto. A BRK atua para ampliar cada vez mais estes serviços, levando o saneamento para além do básico. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários