Por: Renan Isaltino | Publicado em 27 de dezembro de 2021

Compartilhe

 As equipes de Operação e do Laboratório de Controle de Qualidade da concessionária analisam rotineiramente 24 diferentes parâmetros

 No total, 75.714 análises laboratoriais de amostras de esgoto coletadas nos principais pontos do sistema de esgotamento sanitário do município serão feitas neste ano. Essa é a quantidade de ensaios analíticos a serem concluídos pela concessionária BRK, responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira, para controlar e garantir a eficiência do esgoto tratado na cidade.

 Análises físico-químicas e microbiológicas são feitas pela concessionária a partir de amostras de esgoto, com coletas do efluente (esgoto) bruto e tratado dos corpos receptores (rios e córregos) a montante e jusante (antes e depois do ponto de lançamento do esgoto tratado), além de atividades de monitoramento de 36 córregos do município.

 As equipes de Operação e do Laboratório de Controle de Qualidade da concessionária analisam rotineiramente 24 diferentes parâmetros, que vão desde temperatura, pH, turbidez e oxigênio até a verificação quanto a presença de fósforo, nitrogênio e da bactéria escherichia coli, naturalmente encontrada no intestino das pessoas.

 As equipes laboratoriais também analisam, de forma específica em Limeira, a presença de metais e cianeto no esgoto, em decorrência do setor de galvanoplastia, que é uma das principais atividades econômicas do município. Nesse caso, pode ser feita uma caracterização completa que envolve 26 parâmetros de análises.

 “Os procedimentos analíticos adotados em nossos laboratórios são embasados em metodologias reconhecidas, com controle rigoroso da qualidade dos processos”, afirma Gilberto Coelho, supervisor da área de Controle de Qualidade da BRK em Limeira.

 Os laboratórios da concessionária foram, inclusive, um dos primeiros na acreditação da norma ABNT NBR ISO 17025 em saneamento, em 2008; sendo ainda a unidade pioneira da empresa a obtê-la. Atualmente, os laboratórios da BRK em Limeira são acreditados em oito parâmetros de amostragem. “O sistema de gestão dos laboratórios baseado nesta norma nos garante qualidade e confiança nos resultados”, destaca o supervisor.

 E, além das análises realizadas nos laboratórios internos, a concessionária também monitora a eficiência do esgoto tratado por meio de análises feitas em laboratórios terceirizados.

 Todo esse trabalho de análise e de monitoramento contínuo e rigoroso dos processos de coleta e tratamento de esgoto adotado na cidade ocorre para que a operação do sistema resulte em impactos positivos ao meio ambiente e à toda comunidade, além da alta eficiência do esgoto tratado.

 “Limeira é uma referência nacional em cobertura de esgotamento sanitário, com 100% de coleta e tratamento de esgoto, com destaque também em qualidade do esgoto tratado. Todas as três estações de tratamento do município hoje atendem e superam as exigências legais, sendo acompanhadas e monitoradas pelos órgãos competentes, como a Agência Reguladora (ARES-PCJ) e a CETESB, dentre outros”, comenta Rogério Lima, gerente de operações da BRK.

 “Nossas equipes atuam comprometidas em levar o saneamento para além do básico. E o cuidado rotineiro nas análises laboratoriais contribui com esse propósito”, conclui o gerente. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários