Por: Redação NL | Publicado em 25 de fevereiro de 2022

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 Informativo será entregue junto com as faturas do mês de março. Publicação reúne dados da água distribuída no ano passado na cidade

 Em março, a concessionária BRK, responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira, vai entregar junto com as faturas mensais o Relatório Anual de Qualidade da Água. Todos os imóveis da cidade que tem ligação de água e esgoto, mais de 103 mil, receberão o relatório com informações sobre a qualidade da água tratada e distribuída à população em 2021. A entrega do informativo será feita pelos agentes comerciais da concessionária e deve ser concluída até o final do mês.

 O relatório atende ao Decreto Federal 5.440, de 04 de maio de 2005 e a Portaria 888, de 04 de maio de 2021, que alterou o anexo XX da Portaria de Consolidação nº 5 do Ministério da Saúde, e que estabelecem definições e procedimentos sobre o controle de qualidade da água. A publicação também atende a Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990, que estabelece direitos básicos de proteção ao consumidor.

 O informativo tem como principal objetivo detalhar à população sobre a potabilidade da água distribuída durante todo o ano anterior. “Este relatório é importante para que a população tenha conhecimento de todo o controle feito pela concessionária para oferecer uma água segura, sem riscos à saúde”, afirma Rogério Lima, gerente de operações da BRK em Limeira.

 O informativo descreve o processo de distribuição de água potável desde a captação nos mananciais (rio Jaguari e ribeirão Pinhal) até o cavalete dos imóveis, além de detalhar os números relativos ao controle de qualidade para a melhoria contínua do processo. Dessa forma, com o relatório em mãos, os moradores da cidade podem conhecer a origem e entender como é realizado o tratamento da água que recebem por suas torneiras e consomem em seus imóveis. “A intenção do relatório é tornar acessíveis as informações sobre a água, um produto essencial para a saúde e qualidade de vida da população”, destaca o gerente.

 A água tratada e distribuída em Limeira atende ao rigoroso padrão de potabilidade estabelecido pela Portaria 888, de 04 de maio de 2021, do Ministério da Saúde e pelo Decreto Estadual SS65 da Secretária de Saúde do Estado de São Paulo. A BRK controla os parâmetros físico-químicos (cor, cloro, flúor, turbidez e PH) e microbiológicos da água, além de manter um rígido controle de qualidade que consiste em monitoramentos em tempo real e análises laboratoriais, desde a captação nos mananciais, passando pelo processo de tratamento até às redes de distribuição.

 “Em média, são realizadas mais de 7.700 análises por mês da água produzida; quantidade duas vezes superior em relação ao previsto pela legislação. Isso traduz nosso compromisso com a água fornecida à população e nosso respeito com a saúde dos limeirenses”, complementa o gerente da concessionária. (Da redação portal Notícia de Limeira)


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