Por: Renan Isaltino | Publicado em 28 de março de 2022

Compartilhe

 BRK apoia o desenvolvimento de projeto que automatiza a atualização cadastral e minimiza fraudes e perdas de água

 O mercado de startups segue em constante expansão no Brasil. O StartupBase, base de dados do ecossistema brasileiro de startups, aponta que o país conta com mais de 21 mil startups.

 São inúmeros os setores da economia que apostam na inovação para garantir a eficiência dos negócios. O saneamento básico, um setor que, desde a aprovação do marco regulatório, passa por uma grande transformação, com aumento dos investimentos para garantir a universalização dos serviços de água e esgoto, está em busca de novas ideias para ampliar e otimizar os serviços.

 Um exemplo é a startup Ajusta Água, que acaba de chegar ao mercado com a proposta de oferecer a automatização da atualização cadastral. Por meio de um sistema de georreferenciamento, ele identifica padrões e características recorrentes de consumo de água, o que permite apontar possíveis inconsistência no cadastro e, consequentemente, reduzir os índices de perdas de água. A proposta é identificar, por exemplo, se um imóvel cadastrado como residencial, faz o uso da água para uma atividade comercial.

 A ação nasceu da parceria entre Mariana Nahas e Marina Schuh, que tinham a metodologia do projeto e se conheceram no WIL Brasil – Water Innovation Lab Brasil, iniciativa que reúne jovens de todo o país para elaborar ações focadas no saneamento. Juntas, elas buscaram meios de viabilizar a ideia.

 Para seguir em frente, o projeto contou também com o apoio da BRK, empresa privada de saneamento básico presente em mais de 100 municípios brasileiros, que selecionou a iniciativa para receber um recurso-semente, além de oferecer apoio na estruturação da startup. A companhia auxiliou as fundadoras em todas as fases do desenvolvimento do negócio e ajudou a transformar o que era apenas uma metodologia em uma empresa com potencial de atender companhias de saneamento de todo o país.

 “Tivemos um grande apoio da BRK, a empresa abriu as portas para nos auxiliar e nos apoiou em todas as etapas da estruturação da startup. Desde o início, nossa missão era criar uma solução capaz de otimizar o processo de atualização cadastral, pois sabemos das dificuldades enfrentadas pelas pessoas que precisam fazer esse serviço presencialmente, com a checagem individual de endereços”, explica Mariana Nahas.

 Atualmente, a BRK segue para a fase de formalização de contrato com a Ajusta Água e será a primeira cliente da startup. O sistema será implantado em uma das operações de saneamento, com o monitoramento dos cadastros por dois anos.

 Portal de Inovação para novos projetos

 Em busca ampliar o número de projetos inovadores e tornar os sistemas de água e esgoto cada vez mais eficientes, a BRK lançou o site BRK Inova. O canal é direcionado à inovação aberta e busca parcerias com pesquisadores, professores, startups e empresas que desejam investir em co-criação. A proposta da BRK é apoiar e desenvolver soluções capazes de contribuir com a expansão do saneamento, transformando a vida das pessoas com a prestação de um serviço essencial de alta qualidade.

 O canal de inovação também apresenta iniciativas realizadas pela concessionária, como o Datathon, maratona de dados promovida em parceria com o Centro de Inovação da Universidade de São Paulo (INOVAUSP) em 2021, além de destacar os negócios já realizados com startups e apresentar os parceiros de inovação da companhia.

 Os visitantes ainda contam com Pitch day, um espaço que permite que startups, professores e pesquisadores se conectem com a BRK e apresentem soluções inovadoras para o saneamento básico. Para participar, não existem limitações, o importante é que sejam apresentadas novas ideias, independentemente do estágio de desenvolvimento.

 “Nosso objetivo é levar o saneamento para além do básico, por isso criamos um canal focado na inovação. Queremos tornar a comunicação mais simples e ampliar o acesso a projetos capazes de solucionar desafios que fazem parte do dia a dia das operações de saneamento de todo o país”, reforça Denise Pithan, gestora de inovação da BRK.

 Sobre a BRK

 A BRK é uma empresa privada de saneamento básico que está presente em 13 estados, beneficiando 16 milhões de pessoas. São 125 cidades que já contam os serviços da companhia, que é a plataforma de saneamento da Brookfield, empresa canadense que está no país desde 1899. Além da diversificação geográfica, a maior entre as empresas do setor, a BRK conta com um amplo portfólio de concessões. Isso oferece à empresa uma visão sobre as necessidades de investimentos e os desafios que cada região do país enfrenta para ampliar a oferta de serviços de água e esgoto.

 Para a companhia, o saneamento básico é a chave para o desenvolvimento social e econômico do Brasil e tem grande potencial de impacto positivo em áreas como a saúde e a educação. Por isso, a BRK e seus acionistas estão comprometidos com um modelo de gestão ESG (da sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança), incorporando esta estratégia à tomada de decisões da companhia e à prestação de serviços. A empresa tem também um compromisso com a Diversidade e a Inclusão, sendo signatária do Pacto Global da ONU e dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU (WEP’s). (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários