Por: Redação NL | Publicado em 26 de abril de 2022

Compartilhe

 Outros dois cidadãos terão nomes imortalizados em ruas da cidade

 Na sessão da última segunda-feira (25), os vereadores aprovaram dois projetos que homenageiam cidadãos em denominações de ruas; serão perpetuados os nomes de Dieison Diogo Soares e Ida Xavier Ricardo. Também foi aprovada uma proposição de entrega de Título de Cidadã Limeirense à médica e ex-vereadora Dra. Mayra Costa.

 O título foi proposto pelo Projeto de Decreto Legislativo Nº 19/2021, de autoria do vereador Waguinho da Santa Luzia (Cidadania). Dra. Mayra, como é conhecida pelos amigos, nasceu em Maceió, Alagoas, em 1966. Formou-se em Medicina em 1990 e se especializou em Neurologia Clínica em 1995. Mudou-se para Limeira em 1997 para trabalhar como neurologista clínica no Pronto Socorro da Santa Casa e na Prefeitura, bem como na Medical.

 De acordo com o proponente, Mayra é colaboradora da Paróquia Santa Luzia, participou do curso de formação de agentes da Pastoral da Sobriedade e atua como agente com palestras, consultas e orientações a dependentes químicos e familiares. Para melhorar esse atendimento, Mayra cursou pós-graduação em Psiquiatria na Universidade de São Paulo (USP), em 2010.

 Foi vereadora na Câmara de Limeira por dois mandatos, de 2013 a 2016 e de 2017 a 2020. Waguinho afirmou, na justificativa do projeto, que Mayra foi responsável pela reativação do Conselho Municipal Antidrogas (Comad). Segundo o parlamentar,  Mayra atua como cidadã e médica voluntária em várias frentes na cidade, tais como atendimento médico no Dispensário Madre Thereza de Calcutá e em comunidades terapêuticas, palestras em igrejas, escolas, presídios e no Tiro de Guerra.

 “Na condição de vereadora, jamais deixou de olhar para a construção de políticas públicas aos menos favorecidos e aos adoecidos pela dependência química, sempre acreditando que a mudança se faz possível. Por estas e tantas outras razões, não poderíamos nos furtar de conceder essa honraria a uma mulher que tanto fez e continua fazendo pela cidade de Limeira”, afirmou Waguinho.

 Dieison Diogo Soares

 Homenageado pelo Projeto de Lei Nº 311/2021, do vereador Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC), Dieison terá o nome atribuído à Rua 07, do Jardim Residencial Walter Peccinini. Limeirense, ele nasceu em 1985 e cresceu no bairro Boa Esperança. Estudou nas escolas estaduais Gabriel Pozzi e Luigino Burigotto. “Locais onde sempre foi muito querido por colegas, professores e funcionários, marcando a memória de todos, a partir de seu envolvimento com os projetos escolares e da comunidade, sempre auxiliando em grupos de estudos, de poesia, de canto e ações para manter o patrimônio da escola”, explicou o proponente.

 Foi aluno do curso de Direito, na Universidade de Cuiabá (Unic) Tangará da Serra, no estado do Mato Grosso. Dieison Diogo Soares faleceu aos 26 anos, quando lutava para tratar de um tumor renal.  “Deixou uma imensa lacuna no coração de todos que o admiravam por seus gestos prestativos, por sua amizade e companheirismo, que em tão pouco tempo de vida se fizeram presentes, eternizando boas lembranças no coração de quem teve o privilégio de conhecê-lo”, afirmou Sidney Pascotto.

 Ida Xavier Ricardo

 Nascida em Bocaína (SP), em 1936, a homenageada passou a residir em Limeira ainda criança nas imediações do bairro Boa Vista e da Vila Queiroz. Foi a primeira margarida da cidade – nome dado às mulheres que cuidavam da limpeza das ruas e praças. “Era também benzedeira e estava sempre com o seu galhinho de arruda atrás da orelha para espantar o mau-olhado. Nunca cobrou para isso, apesar das grandes dificuldades enfrentadas”, contou a autora da proposta de homenagem, Lu Bogo (PL).

 Na justificativa ao projeto, a vereadora relatou que Ida começou a trabalhar cedo, como empregada doméstica e também cortando cana e capinando roça, antes de ser contratada pela Prefeitura de Limeira. “Uma mulher extremamente humilde, ia e voltava do trabalho para sua casa caminhando. As pessoas que a conheciam, pois fez várias amizades pela cidade, separavam para ela porções de alimentos, roupas, sapatos”, descreveu. As doações, segundo Lu Bogo, eram compartilhadas com famílias vizinhas. “Conhecidos que ela sabia que precisava tanto quanto ela”, comentou.

 Reconhecida pelo Projeto de Lei Nº 321/2021 como uma mulher acolhedora e humilde, que se dedicava a ajudar outras pessoas, Ida Xavier Ricardo terá o nome perpetuado à Rua Projetada 11, do loteamento Jardim Residencial Walter Lucio Peccinini. “Pelo bem que causou, pelo amparo ao próximo, pelo estender a mão sem olhar a quem, é que acreditamos ser ela digna de receber esta homenagem de ter seu nome perpetuado na história de Limeira”, defendeu a proponente.

 A homenageada faleceu em 2010. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários