Por: Redação NL | Publicado em 28 de junho de 2022

Compartilhe

 O objetivo é ampliar o trabalho de busca ativa no município

 A Secretaria de Educação de Limeira irá realizar nesta sexta-feira (1), na Câmara Municipal, uma Audiência Pública que propõe a reflexão sobre os impactos da pandemia no universo escolar. O objetivo, segundo o responsável pela pasta, André De Francesco, é ampliar o trabalho de busca ativa no município, com a mobilização e a articulação da sociedade, instituições e órgãos públicos envolvidos na defesa dos direitos da criança e do adolescente.

 “Nosso governo está atento a essa situação provocada pela pandemia. Queremos ampliar o debate com a sociedade sobre o assunto”, afirma o prefeito Mario Botion. “O encontro demonstra mais uma vez transparência de nossa administração”, conclui.

 No ano passado, os esforços de busca ativa para combater a evasão escolar na rede municipal receberam duas premiações, do Programa de Valorização da Educação (PVE) e do “Parcerias Municipais – Cases Inovadores 2022”.

 Uma das responsáveis pela excelência desse programa na Secretaria de Educação, Adriana Dibbern, salienta que a busca ativa escolar envolve a identificação, localização, registro e matrícula (ou rematrícula) de crianças e adolescentes com baixa frequência ou evasão escolar.

 Além disso, ela esclarece que os estudantes e seus familiares são acompanhados pela pasta, de modo a eliminar os obstáculos que impedem a assiduidade no ambiente escolar no que compete à ação educacional. “A Secretaria de Educação tem procedimentos sistematizados de monitoramento para que todos os estudantes estejam na escola com regularidade”, frisa.

 Mesmo com o êxito alcançado no ano passado, ela observa que esse trabalho precisa ser contínuo, a fim de manter a frequência dos alunos e evitar novas evasões. “Estar presente todos os dias na escola é condição para que os estudantes sejam alcançados com os projetos e ações de recuperação e recomposição da aprendizagem, organizados pela Secretaria de Educação neste momento pós-pandemia”, elucida Adriana.

 O evento será realizado na Câmara Municipal, das 13h às 17h, e contará com a presença do titular da pasta, André Luiz De Francesco, além de equipes gestoras das escolas municipais e estaduais e de representantes do Conselho Tutelar, Diretoria Regional de Ensino, Conselho Municipal de Educação, Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb, Conselho Municipal de Alimentação Escolar, Fórum Municipal da Educação, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, secretarias de Saúde e de Esporte e Lazer, Ceprosom, Ministério Público e Câmara Municipal. A Câmara Municipal fica na Rua Pedro Zaccaria, 70. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários