Por: Redação NL | Publicado em 15 de julho de 2022

Compartilhe

 As florestas são lares de inúmeras espécies de animais e plantas

 Neste domingo (17), é comemorado no Brasil, o Dia de Proteção às Florestas, data criada para lembrar que a preservação das matas é um compromisso de toda a sociedade.

 As florestas são lares de inúmeras espécies de animais e plantas e as consequências da falta de preservação podem ser devastadoras, impactando a qualidade do solo, a vegetação e a fauna.

 E o saneamento também está ligado à proteção das florestas. Somente a floresta amazônica armazena mais de 20% de toda a água doce do mundo, além de evaporar cerca de 20 bilhões de litros de água por dia, que abastecem de água toda a América do Sul.

 Com os serviços de coleta e tratamento do esgoto, toda a área de vegetação próxima aos rios, córregos, nascentes e mares são protegidas e até mesmo reestabelecidas. O mesmo ocorre com os animais que vivem nessas regiões.

 Em Limeira, a BRK, responsável pelos serviços de água e esgoto se orgulha em ter os índices de esgotamento sanitário universalizados, ou seja, o município conta com 100% de coleta e tratamento de esgoto em toda a área urbana.

 Após os investimentos para a retirada dos lançamentos de esgoto dos córregos e cursos d´água da cidade, como parte de um trabalho para promover a consciência e a responsabilidade socioambiental, a concessionária entende que a prestação dos serviços de esgotamento sanitário já está diretamente ligada à proteção das florestas.

 “Quando coletamos, afastamos e tratamos o esgoto também estamos protegendo toda a área de vegetação próxima aos rios e córregos da cidade”, destaca Diego de Oliveira e Silva, responsável pelas áreas de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente, na BRK.

 A remoção da mata nativa ou ciliar, principalmente próximo aos cursos d’água, pode causar assoreamento dos rios, ou seja, acúmulo de terra, lixo e matéria orgânica em seu fundo. E, as consequências disso são inúmeras, como por exemplo, o aumento de enchentes e a diminuição de vazão das nascentes. Porém, a preservação das florestas e dos mananciais é um trabalho coletivo, que envolve toda a sociedade.

 Como posso ajudar na proteção das florestas?

 Consuma produtos de origem vegetal com certificado e prefira adquirir artigos com matérias primas de reflorestamentos;

 Não dê início a queimadas;

 Não descarte lixo em locais inadequados;

 Pratique a reciclagem e o reaproveitamento dos produtos descartados;

 Plante árvores.

 Pequenas mudanças de hábitos no dia a dia contribuem positivamente para a preservação do meio ambiente, das florestas, e o bom funcionamento dos sistemas de saneamento básico da cidade. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários