Por: Redação NL | Publicado em 20 de julho de 2022

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 O agente comercial que exerce a função conhecida como Leiturista percorre diariamente quilômetros a pé

 Nesta quarta-feira (20), quando se comemora o Dia do Leiturista, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira, ressalta a importância desse profissional, essencial para a prestação dos serviços de saneamento.

 O agente comercial que exerce a função conhecida como Leiturista percorre diariamente quilômetros a pé, visitando residências, indústrias, prédios e comércios para realizar a medição individual do consumo de água e esgoto nos imóveis da cidade e não mede esforços para desempenhar a função essencial para o setor de saneamento.

 Em Limeira, a BRK conta com 23 desses profissionais que realizam o serviço de maneira setorizada, ou seja, por bairros da cidade. Todos os dias, os Leituristas da concessionária visitam cerca de 7 mil imóveis e, em cada visita, verificam os quatro números em preto que constam no hidrômetro instalado no imóvel e digitam os valores no coletor de leitura, equipamento responsável por registrar o dado e enviá-lo ao sistema de gestão de serviços comerciais. Após o registro, a conta é impressa e entregue ao cliente simultaneamente.

 Embora pareça uma tarefa simples, o Leiturista enfrenta alguns obstáculos, como chuva, cães bravos e locais de difícil acesso. Além disso, a própria leitura do hidrômetro pode ser prejudicada pela existência de lixo e poeira nas proximidades do visor, mato alto ou outras barreiras que dificultam o acesso até o cavalete.

 A fim de evitar problemas e facilitar o acesso dos Leituristas, Karina de Fátima Pereira, responsável pela área comercial da BRK em Limeira, alerta que o morador deve sempre assegurar o livre acesso ao hidrômetro e ao cavalete para que o serviço de leitura possa ser realizado.

 “Permitir o acesso, assim como a conservação e limpeza desses locais é dever dos moradores. Os cavaletes e hidrômetros devem estar protegidos, com abrigo contra a luz excessiva, calor e chuva”, destaca Karina.

 Garantir o livre acesso não é um benefício apenas para o leiturista, mas também para o cliente, que terá a certeza que estará pagando efetivamente pelo volume medido, e não por uma média de consumo, que ocorre quando esses profissionais não conseguem visualizar os hidrômetros.

 Também é comum a presença de cachorros bravos soltos nos quintais, que podem representar uma ameaça à segurança dos funcionários. Nos dias de leitura, é importante que o cliente se atente para isso.

 Neste Dia do Leiturista devemos valorizar os profissionais que exercem suas atividades com dedicação e estão na linha de frente para a prestação dos serviços de saneamento, desempenhando um serviço essencial para a saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas. (Da redação portal Notícia de Limeira)


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