Por: Redação NL | Publicado em 5 de agosto de 2022

Compartilhe

 A ação teve como objetivo preparar as profissionais da escola para atuarem como facilitadoras do aleitamento materno dentro da unidade

 O Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável e a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, realizaram quarta-feira (3) uma atividade de formação no Centro Infantil Irmã Maria José de Jesus Silva, localizado no Conjunto Residencial Victor D’Andrea. A ação teve como objetivo preparar as profissionais da escola para atuarem como facilitadoras do aleitamento materno dentro da unidade. Além disso, integrou as comemorações em torno da “Semana Municipal de Aleitamento Materno” e do “Agosto Dourado” – movimento mundial em apoio e defesa do aleitamento.

 A amamentação no âmbito escolar está prevista na lei 6.103, sancionada pelo prefeito Mario Botion em 2018, a partir de propositura da ex-vereadora e atual vice-prefeita, Erika Tank. Conforme a lei, as escolas que desenvolverem atividades de apoio ao aleitamento receberão o selo “Escola de Peito”. “Quando vereadora, busquei diversas leis, visando sempre o apoio ao aleitamento materno. Hoje, atuando no Executivo, é gratificante ver que muitas delas já estão em andamento”, enfatizou. “Por meio de ações intersetoriais, estamos avançando na saúde da mulher e da criança”, completou a vice-prefeita.

 A capacitação foi ministrada pela pediatra, neonatologista da Santa Casa e presidente do Comitê, Soraia Drago Menconi. Às professoras, monitoras, merendeiras e demais funcionárias da escola, a médica falou sobre os diversos benefícios do aleitamento materno, sobretudo aqueles relacionados à redução da mortalidade infantil e à proteção contra diarreia, infecções respiratórias e alergias. Ela ressaltou, ainda, que o leite materno deve ser o alimento exclusivo do bebê até os primeiros seis meses de vida.

 Sob a direção de Maria Gorete dos Santos Damaceno, o Irmã Maria atende 231 estudantes e mantém uma equipe de 52 servidores. A diretora afirmou que a iniciativa de apoiar o aleitamento materno nas escolas demonstra a “responsabilidade” da administração municipal com a infância, sobretudo, no contexto social e econômico complexo, “em que as mães necessitam se desdobrar para criar seus filhos”.

 Considerando-se a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento da criança, Maria Gorete afirmou que o Irmã Maria incluirá em seu Projeto Político Pedagógico dos próximos quatro anos (2023 a 2026), ações de apoio e incentivo à amamentação. Além da vice-prefeita e da neonatologista, outras integrantes do Comitê participaram da atividade, são elas: Maria Helvira Arantes Andrade (Secretaria de Educação) e Patrícia Rolizola (Secretaria de Saúde).

 No dia 16, o Comitê fará mais uma capacitação, dessa vez, no Centro Infantil Stella Regina Furlan. Já no dia 23, promove a palestra “Educação e Suporte: um olhar sobre a importância e incentivo ao aleitamento materno no ambiente de trabalho”, com a médica Soraia Drago Menconi. O evento acontece às 19h, na sede da Acil, que fica na Rua Santa Cruz, 647, no Centro. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários