Por: Redação NL | Publicado em 8 de agosto de 2022

Compartilhe

 A próxima etapa do concurso está marcada para dia 15 de agosto

 A Comissão Julgadora do concurso para escolha do nome oficial do viaduto da Barroca Funda entregou na semana passada ao prefeito Mario Botion o relatório com o nome das três personalidades selecionadas para a próxima fase do certame. São eles, Monsenhor Gustavo Mantovani, Orlando Cavichia e Raphael Corrêa da Silva. Inaugurado em 31 de março de 2021, o viaduto liga o Centro de Limeira a bairros da região sul, como jardins Aeroporto, Lago e Lagoa Nova. É considerado a maior obra viária da cidade nos últimos 20 anos e foi concluído em apenas um ano pela administração municipal.

 Botion agradeceu o empenho e a dedicação dos integrantes da Comissão pelo trabalho de análise das propostas inscritas. O chefe do Executivo também falou positivamente sobre a realização do concurso, que permitiu o “envolvimento da população” na escolha do nome oficial do viaduto. “Foi uma iniciativa assertiva, democrática e que estabeleceu um conjunto de regras para a definição dos finalistas”, enfatizou.

 A reunião para a entrega do documento, resultado de quase quatro meses de trabalho, ocorreu no Paço Municipal (Edifício Prada) e contou com a participação dos integrantes da Comissão, Marcela Siscão (Secretaria de Habitação), Vera Regina Rodrigues Schinor (Academia Limeirense de Letras – Alle) e Mauro Faber (OAB), além dos secretários José Farid Zaine (Cultura) e Sérgio Moreira (Comunicação Social). Não puderam comparecer ao encontro, as conselheiras: Giane Boscolo e Priscila Lopes (ambas da Câmara Municipal), Carolina Mecatti (Acil) e Michelle Bais (Secretaria de Urbanismo).

 Segundo o relatório, o concurso recebeu 895 indicações no total, referentes a 83 nomes sugeridos como homenageados para o viaduto. Porém, após a triagem inicial, apenas 543 indicações foram validadas, o que correspondeu a 61% do total. Por outro lado, 352 proposições (39%) foram desclassificadas porque não atendiam aos requisitos previstos no concurso.

 Marcela Siscão esclareceu que a eliminação de boa parte das propostas deu-se pela repetição da mesma indicação pelo mesmo munícipe ou em razão de o indicado já ter nomeado algum próprio público, ter falecido há menos de 1 ano, ou ainda, tratar-se de pessoa viva. Ainda conforme o relatório da Comissão, 33 proposições foram desclassificadas porque se referiam a termos conceituais, entre eles, Arca de Noé, Asas para o Futuro, Esperança, Linda Limeira e Complexo Viário Nova Era.

 Após essa avaliação, houve consenso em torno de 37 nomes que estariam elegíveis pelos integrantes da Comissão. Iniciou-se, então, um minucioso trabalho para classificar os candidatos de acordo com os critérios de repetição de sugestão, conceito e originalidade, que culminou com os três finalistas.

 Na reunião, Faber destacou a transparência com que a prefeitura conduziu os trabalhos e a lisura com a qual os integrantes da comissão executaram essa fase do concurso. “Foi um processo que seguiu os preceitos da legalidade e da confiabilidade”, afirmou. “Foi um trabalho sério e de extrema relevância”, acrescentou Vera Regina.

 A próxima etapa do concurso está marcada para dia 15 (segunda-feira), na Câmara Municipal, durante a Sessão Plenária (no intervalo entre o Expediente e a Ordem do Dia). Na ocasião, o prefeito, a vice-prefeita, os 21 vereadores, os secretários municipais e os presidentes das autarquias municipais participarão de uma votação para a escolha do nome vencedor, entre os três finalistas. Em caso de empate, o nome com o maior número de indicações populares, na fase de cadastramento das sugestões, será o vencedor.

 Monsenhor Gustavo Mantovani

 Nascido em Descalvado (SP), em 5 de setembro de 1927, era filho de Maria Dileta e José Mantovani. Foi ordenado padre em 1952, na Catedral Metropolitana de Campinas. Veio para Limeira em 1960, mesmo ano da criação da Paróquia São Benedito, onde permaneceu até o falecimento, em 18 de junho de 2019. Fundou o Colégio São Benedito, há mais de 50 anos, e a escola infantil Gasparzinho (1970). Auxiliou a construção do asilo Recanto dos Idosos Nossa Senhora do Rosário (1995). Em 2005, recebeu o título de “monsenhor”, outorgado pelo então bispo diocesano de Limeira, dom Augusto Zini Filho.

 Orlando Cavichia

 Nasceu em 3 de abril de 1931, no sítio que pertencia a seus antepassados há mais de 100 anos, às margens do córrego Barroca Funda, em Limeira. Com o tempo, a família cedeu terras para que a prefeitura realizasse obras de urbanização da cidade. Primeiramente, para a ligação da Av. Eduardo Peixoto à antiga Estrada Limeira-Santa Bárbara (atual Av. Lauro Correa da Silva). Depois, para o alargamento da Lauro Correa da Silva, transformada em avenida, e a construção da rotatória da Barroca Funda – onde posteriormente foi edificado o novo viaduto. Faleceu em 26 de novembro de 1991.

 Raphael Corrêa da Silva

 Filho do ex-prefeito Lauro Corrêa da Silva e de Magdalena Munhoz Corrêa da Silva, nasceu em 6 de outubro de 1925. Atuou na área empresarial, iniciando a carreira na antiga Máchina São Paulo. Uniu-se a outros empreendedores e adquiriu a Dilivesa Veículos (revenda da Ford), a qual dirigiu por por 44 anos. Também abriu negócios na área agrícola e fundou a empresa Valbrás. Presidiu a Acil e o Sindicato do Comércio Varejista de Limeira e foi conselheiro nacional do Senac. Integrou o conselho da Casa da Criança Santa Terezinha por 40 anos. Faleceu em 5 de setembro de 2003. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários