Por: Redação NL | Publicado em 9 de agosto de 2022

Compartilhe

 A realização é da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura

 A 16ª edição do Festival Nacional de Teatro de Limeira começa no domingo (14) e segue até 21 de agosto. Serão nove espetáculos gratuitos, nas categorias adulto e de rua. As apresentações acontecem no Teatro Vitória “Emiliano Bernardo da Silva” e na Praça Toledo Barros. A realização é da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, com apoio do Governo do Estado de São Paulo e Associação Paulista dos Amigos da Arte, por meio do Retomada SP e Juntos Pela Cultura.

 Nesta edição, o festival recebe os espetáculos: “Cordel Do Amor Sem Fim Ou A Flor Do Chico”, com direção de Gabriel Villela, dramaturgia de Cláudia Barral e apresentação do grupo Os Geraldos, de Campinas (SP), no dia 14; “Circo Charanga”, dirigido por Luiz Carlos Vasconcelos, de São Paulo, no dia 15; “Concerto De Ispinho e Fulô”, por Rogério Tarifa, de São Paulo, no dia 16; “O Santo Milagroso”, da Cia do Vôo, dirigido por Tom Rezende, de São Paulo, dia 17; “Estudo Nº 1: Morte e Vida”, por Luiz Fernando Marques (Lubi), de Recife (PE), dia 18; “Lágrimas de Um Guarda-Chuva”, por Guto Oliveira, de Limeira, dia 19; “As Artes Do Rosa Dos Ventos”, pelo Grupo Rosa dos Ventos, de Presidente Prudente, também dia 19 ; “As Patacoadas de Cornélio Pires”, por Luiz Carlos Laranjeiras, de Piracicaba (SP), dia 20; e “O Caso Severina”, da Fraternal Cia de Artes e Malasartes, dirigido por Ednaldo Freire, de São Paulo, dia 21.

 Ressalta-se para que o público confira a classificação indicativa dos espetáculos. Mais informações sobre o festival podem ser obtidas pelo telefone 3441-7905.

 Confira os detalhes de cada espetáculo:

 XVI FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE LIMEIRA

 Espetáculo: Cordel Do Amor Sem Fim Ou A Flor Do Chico

 Com direção de Gabriel Villela e dramaturgia de Cláudia Barral.

 Domingo (14), às 19h – Teatro Vitória “Emiliano Bernaro da Silva”

 Às margens do Rio São Francisco, vivem três irmãs. A inércia da espera, o ciúme e a pulsação da esperança tecem o principal enredo da história. Às vésperas de seu noivado, a mais nova se apaixona por um estrangeiro e se põe a esperar por seu retorno durante tempo indeterminável, fazendo com que as trajetórias das personagens se embaracem num nó dramático. A trama se desenrola em função dessa espera e de um acontecimento fantástico, que contagia a todos e os faz viverem na expectativa de que algo mude em suas vidas. Fazem parte do elenco: Carolina Delduque, Ciça de Carvalho, Douglas Novais, Everton Gennari, João Fernandes, Julia Cavalcanti, Gabriel Gonçalves, Gileade Batista, Paula Mathen hauer Guerreiro, Patrícia Palaçon, Railan Andrade, Valéria Aguiar e Vinicius Santino. A direção é de Gabriel Villela.

 Grupo: Os Geraldos (Campinas – SP)

 Classificação: 14 anos.

 Duração: 55 min.

 XVI FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE LIMEIRA

 Espetáculo: Circo Charanga

 Segunda-feira (15), às 15h – Praça Toledo Barros

 Três palhaços erguem uma pequena lona no meio da rua e apresentam um espetáculo de variedades. Em meio a belos screamers e às tradicionais marchas circenses executadas pelas charangas, lançam desafios, números de habilidade e de música excêntrica, nos moldes dos circos clássicos. “Circo Charanga” é uma homenagem à palhaçaria de picadeiro e à tradição dos circos de lona. Fazem parte do elenco: Fernando Sampaio, Fernando Paz e Filipe Bregantim. A direção é de Luis Carlos Vasconcelos.

 Grupo: Cia LaMinima Circo e Teatro (São Paulo – SP).

 Classificação: Livre.

 Duração: 60 min.

 XVI FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE LIMEIRA

 Espetáculo: Concerto De Ispinho e Fulô

 Terça-feira (16), às 19h30 – Teatro Vitória “Emiliano Bernardo da Silva”

 “Concerto de Ispinho e Fulô” é um espetáculo criado com o objetivo de comemorar o centenário do Poeta Patativa do Assaré, que utiliza suas vida e obra como inspirações de reflexões sobre os destinos da poesia popular, importância no desenvolvimento de uma consciência crítica e formação da identidade de um povo. O espetáculo não se fixa nos aspectos biográficos do poeta cearense, mas faz uma leitura da obra poética de Patativa, utilizando–se de diferentes linguagens e tendo como norte as concepções de Paulo Freire acerca da formação do sujeito consciente. Fazem parte do elenco: Dinho Lima Flor, Fabiana Vasconcelos, Rodrigo Mercadante, Karen Menatti, Tha ís Pimpão, Rogério Tarifa. Músicos: Jonathan Silva, Anderson Areias e Maurício Damasceno. A direção é de Rogério Tarifa.

 Grupo: Cia do Tijolo (São Paulo – SP).

 Classificação: Livre.

 Duração: 160 min.

 XVI FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE LIMEIRA

 Espetáculo: O Santo Milagroso

 Quarta-feira (17), às 20h – Teatro Vitória “Emiliano Bernardo da Silva”

 Em um lugar real-irreal, em que a população está dividida entre católicos e protestantes, padre e pastor – rivais na liderança espiritual da cidade–se unem para “capitalizar” o suposto milagre de uma estátua inexistente. O Santo Milagroso é uma comédia de Lauro César Muniz, escrita em 1963 – pré-ditadura militar – e é conhecida como a “Romeu e Julieta” interiorana.

 A rivalidade entre os “lados” faz com que padre católico e pastor protestante se encontrem secretamente para jogar xadrez na sacristia da igreja, já que os fiéis passarão a quinta-feira santa velando o “Senhor Morto”. Porém, o que não estava nos planos é que visitas inesperadas ob rigassem o pastor a disfarçar-se de santo, escondendo-se atrás do sudário que cobre as imagens na época da quaresma.

 Fazem parte do elenco: Bianca Ikkemoto, Fernando Maia, Giovana Leonel, Lia Benacon, Luciano Brandão, Luiz Rabelo, Rafael Lopes, Rodolfo Bellarosa, Thiago Ubaldo, Tom Rezende, Victor Motta e Victória Vergamine. A direção é de Tom Rezende.

 Grupo: Cia Voo de Teatro (São Paulo – SP).

 Classificação: 12 anos.

 Duração: 120 min.

 XVI FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE LIMEIRA

 Espetáculo: Estudo Nº 1: Morte e Vida

 Quinta-feira (18), às 20h – Teatro Vitória”Emiliano Bernardo da Silva”

 A partir do poema dramático “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto, o Grupo Magiluth propõe um estudo cênico sobre o que é ser um emigrante no mundo e por quais motivos essa pessoa deixa o seu lugar de origem para ir em busca de melhores condições de vida e trabalho. Com base nessa premissa temática, o olhar híbrido e inquieto do grupo pernambucano se volta para os movimentos migratórios gerados por adversidades climáticas, políticas e sociais, buscando observá-los tanto em suas analogias quanto na heterogeneidade de seu conjunto. Fazem parte do elenco: Bruno Parmera, Erivaldo Oliveira, Giordano Castro, Lucas Torres, Mário Sergio Cabral. A direção é de Luiz Fernando Marques.</ p>

 Grupo: Magiluth (Recife – PE).

 Classificação: 14 anos.

 Duração: 90 min.

 XVI FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE LIMEIRA

 Espetáculo: As Artes Do Rosa Dos Ventos

 Sexta-feira (19), às 15h – Praça Toledo Barros

 Um espetáculo comemorativo dos vinte e três anos de arte de rua do Rosa dos Ventos, que traz a marca cômica e despojada desenvolvida pelo grupo, refletidas por três palhaços, que saem pelo mundo arrancando risos e causando confusões a bordo de sua carroça moderna – uma van iconográfica.

 Um trabalho que é um misto de criações cênicas de circo e teatro de rua e que conta um pouco da trajetória do grupo. As apresentações acontecem com uma van palco, sonorizada que carrega uma banda, formada pelos mesmos palhaços que atuam. As cenas se alternam entre o teto da van e o picadeiro montado no chão.

 O público se dispõe bem próximo aos artistas onde a interação e a d iversão são as marcas desse trabalho. Fazem parte do elenco: Tiago Munhoz, Fernando Ávila e Luis Valente. A direção é de Rosa dos Ventos.

 Grupo: Grupo de Circo e Teatro Rosa dos Ventos (Presidente Prudente – SP)

 Classificação: Livre.

 Duração: 50 min.

 XVI FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE LIMEIRA

 Espetáculo: Lágrimas de Um Guarda-Chuva

 Sexta-feira (19), às 20h – Teatro Vitória”Emiliano Bernardo da Silva”

 No viés do expressionismo e da poesia,”Lágrimas De Um Guarda-Chuva” retrata a violência sexual infantil. O que dizer a uma vítima de violência íntima? Duas personagens, a razão e a emoção, num diálogo sobre as lembranças
de atos consumados pelo lado instintivo e animal do ser humano.

 A constante luta e dúvida sobre lidar com as cicatrizes da pele e da alma, buscando uma maneira de se livrar das imundícies e da podridão do homem. Tudo faz parte do diálogo da lucidez com a insanidade, dentro de uma cenário que expressa a contradição de um chão úmido, mas que brotam árvores secas.

 Tudo simboliza o contraste entre a vida e morte – caos que nunca se dissipam… A mensagem é o grito de uma alma ferida. O sussurro frágil de uma criança que roga para não manchar a inocência de nenhuma tela em branco, que se mostra pura e intacta para ser aquilo que desenharmos.

 Grupo: Levitar (Limeira – SP).fee

 Classificação: 14 anos.

 Duração: 50 minutos.

 XVI FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE LIMEIRA

 Espetáculo: As Patacoadas de Cornélio Pires

 Sábado (20), às 20h – Teatro Vitória “Emiliano Bernardo da Silva”

 O Andaime Teatro volta o olhar para a magnífica obra de Cornélio Pires, genuinamente paulista, enraizada na figura mais representativa e autêntica de nossa cultura popular – o caipira.

 O espetáculo tem a forma do teatro musical brasileiro, através da integração entre a narrativa e a sonoridade, a comunhão da prosa com a música. A montagem mescla recursos cênicos com elementos autênticos do folclore e da cultura popular.

 O processo de criação do grupo evoluiu naturalmente para a ampliação da visão do teatro folclórico, direcionando-o para a identificação de elementos arquetípicos e, como tal, presentes e vibrantes em todos nós, independentemente de regionalismos e peculiaridades.

 Fazem pa rte do elenco: Antonio Chapéu, Bruno Agulhari, Márcio Abegão, Tiago de Luca, Jennifer Garcia, Domingos de Salvi e Jonathas Beck. A direção é de Luiz Carlos Laranjeiras

 Grupo: Andaime Teatro (Piracicaba – SP).

 Classificação: Livre.

 Duração: 75 min.

 XVI FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE LIMEIRA

 Espetáculo: O Caso Severina

 Domingo (21), às 19h – Teatro Vitória “Emiliano Bernardo da Silva”

 Extraído de uma notícia de jornal, “O Caso Severina” narra a incrível história de uma mulher, de 44 anos, que manda matar o próprio pai. “Um crime de parricídio por si só já é trágico, porém mais fortes que o ato precisam ser os motivos que levaram a ele”. A obra é inspirada em história real, ocorrida na Região do Agreste de Pernambuco, em 2015, onde uma agricultora, mãe de cinco filhos, contrata dois matadores de aluguel para matar o pai, detalhe, com seu próprio facão. Fazem Parte do elenco: Aiman Hammoud, Mirtes Nogueira, Maria Siqueira, Giovana Arruda e Carlos Mira. A direção é de Ednaldo Freire.

 Grupo: Fraternal Companhia de Artes e Malas-Artes (São Paulo – SP).

 Classificação: 12 anos.

 Duração: 70 min. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários