Por: Redação NL | Publicado em 5 de setembro de 2022

Compartilhe

 A implementação permite acesso pleno e sem restrições ao acervo histórico-cultural público e privado das instituições de memória

 A Comissão de Aplicação da Política Municipal de Gestão de Acervos Permanentes e Memória lança, no dia 12 de setembro, o Sistema Integrado de Acervos Limeirenses (Sial) junto à exposição “Prada”. A ação tem como objetivo difundir os acervos permanentes do município de instituições públicas e privadas e vem marcar as comemorações do aniversário da cidade. A iniciativa conta com assinatura da Prefeitura de Limeira, por meio das Secretarias de Cultura e Administração, Câmara Municipal e Centro de Memória Unicamp – CMU.

 O lançamento do sistema é previsto pela Lei Ordinária nº 6.613/2021, que dispõe sobre a Política Municipal de Gestão de Acervos Permanentes e Memória, de autoria do prefeito Mario Botion. A implementação permite acesso pleno e sem restrições ao acervo histórico-cultural público e privado das instituições de memória (arquivos, museus, centros de documentação e outros), de forma a valorizar a história de Limeira e região e promover o acesso da população.

 O sistema tem ainda o intuito de difundir os acervos, mantendo a identidade e autonomia de cada instituição integrada. A plataforma utilizada é Atom (Access to Memory), um software gratuito de código aberto de acesso à informação e de pesquisa, sendo o local responsável pelo armazenamento de documentos e facilidade de acesso e agilidade de pesquisas.

 Além do lançamento do sistema, acontece a exposição com o tema “Prada”, aberta ao público das 12h às 16h, até 27 de outubro, no Espaço Expositivo Profª Maria Eloisa Rossi, pertencente ao Museu Major José Levy Sobrinho. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários