Por: Redação NL | Publicado em 20 de setembro de 2022

Compartilhe

 Semana também é marcada pelo Dia da Árvore

 Nesta quinta-feira, 22 de setembro às 22h04, ocorre o início da primavera – temporada conhecida como a estação das flores, já que nesse período ocorre a floração de diversas plantas. Neste ano, as projeções do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) indicam que a primavera deve ter um aumento da temperatura, com dias mais quentes, porém, assim como no inverno, o período segue com a diminuição da quantidade de chuvas e as precipitações devem continuar abaixo da média prevista.

 Diante desse cenário a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira, alerta que a cooperação da população fazendo o uso racional da água continua fundamental neste momento e informa que os mananciais de captação de água da cidade estão em estado de atenção.

 De acordo com dados do monitoramento pluviométrico do rio Jaguari, responsável pela captação da água que abastece a cidade, e da Estação de Tratamento de Água (ETA) do município, Limeira registrou de janeiro a agosto um acumulado de 683 milímetros de chuvas, ficando 14% abaixo da média histórica para o período, que é de 795 milímetros. Somente no mês de agosto, o volume de chuvas registrado em Limeira ficou 23% abaixo da média prevista para o período que é de 33 milímetros.

 É importante destacar que além de buscar o apoio da população para um uso mais consciente e eficiente da água, a BRK também já colocou em prática uma série de ações estabelecidas num plano de contingência, atuando de forma preventiva à estiagem.

 Diego de Oliveira e Silva, Gerente Regional de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente da BRK ressalta que o objetivo da concessionária é garantir a regularidade do fornecimento de água para toda a cidade.

 “O início da primavera nos permite uma reflexão a respeito da degradação ambiental que resulta em problemas como mudanças climáticas, aquecimento global, extinção de espécies vegetais e animais, entre outros fenômenos”, destaca o gerente.

 Dia da Árvore

 Nesta semana também é celebrado o Dia da Árvore, comemorado no Brasil em 21 de setembro, data escolhida em razão do início da primavera. Para a BRK, a data é um momento de reflexão a respeito da importância da preservação ambiental e conservação dos recursos naturais.

 Assim como todas as plantas, as árvores possuem papel essencial na produção de oxigênio, refrescam o ambiente, diminuem a poluição, mantêm o solo firme e servem de abrigo para pássaros e outros animais.

 Além disso, as árvores são importantes para o ciclo da água, pois protegem e alimentam as nascentes, preservam a qualidade da água e contribuem para a formação de chuvas.

 Somente a floresta amazônica armazena mais de 20% de toda a água doce do mundo, além de evaporar cerca de 20 bilhões de litros de água por dia, que abastecem de água toda a América do Sul.

 E o saneamento é fundamental para a preservação das árvores e proteção de toda a área de vegetação próxima aos rios, córregos, nascentes e mares.

 “No Dia da Árvore devemos lembrar que preservá-las também é nossa responsabilidade. É possível aproveitar a data para realizar uma visita aos parques da sua cidade, revitalizar uma área verde ou simplesmente conscientizar mais pessoas sobre as questões ambientais”, ressalta Diego. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários