Por: Redação NL | Publicado em 10 de novembro de 2022

Compartilhe

 O trabalho foi realizado pelos reeducandos, em uma área de 5 mil metros quadrados

 A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, por meio do Departamento de Extensão Rural, concluiu a implantação da horta comunitária no Centro de Ressocialização de Limeira. Em outubro, houve o plantio de uma variedade de milho específica para cozinha, aproveitando o período de chuvas. O trabalho foi realizado pelos reeducandos, em uma área de 5 mil metros quadrados.

 Diretor de Extensão Rural, Vitor Bragotto afirma que a ação incrementa o fornecimento de alimentos aos reeducandos com cereal de qualidade, incentivando os bons hábitos alimentares, além de promover saúde e bem-estar. “Contribui também com a integração e a socialização, por meio do trabalho voluntário”, destaca. Segundo ele, agora, são de três a quatro meses de cultivo até que os milhos estejam prontos para colheita.

 Bragotto salienta que o projeto de implantação da horta no CR teve início em maio de 2022, quando houve o plantio de hortaliças e frutíferas no espaço. A área total da horta é de 9,8 mil metros quadrados. A etapa de implantação, segundo o diretor, já foi concluída. “Agora, o Departamento de Extensão Rural manterá as visitas técnicas periódicas para orientar o trabalho dos reeducandos”, observa.

 O prefeito Mario Botion cita a importância do projeto e das iniciativas do CR, em especial com o apoio do município. “O projeto de horta comunitária vai além do trabalho de integração dos reeducandos, que devem aproveitar essa oportunidade. É uma forma de beneficiar, também, diversas famílias em situação de vulnerabilidade com alimentos de qualidade”, diz.

 De acordo com a secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi, a produção alimentícia da horta comunitária do Centro de Ressocialização é destinada ao próprio CR, ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Limeira, a entidades cadastradas no Conselho Municipal da Assistência Social e a famílias atendidas pelo Ceprosom, a distribuição ocorre por meio do Banco de Alimentos do município.

 A implantação da horta comunitária no Centro de Ressocialização é uma parceria da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, com a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, Poder Judiciário e o Instituto Ação Pela Paz. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários