Por: Redação NL | Publicado em 28 de fevereiro de 2023

Compartilhe

 Bombeiros, médicos militares e membros da Defesa Civil de SP auxiliaram nas operações de resgate das vítimas do terremoto

 Os militares que participaram da Missão Humanitária Brasileira na Turquia retornaram ao país na última sexta-feira (24). Do estado de São Paulo, foram 26 militares, que auxiliaram nas operações de resgate das vítimas do terremoto. A missão brasileira realizou 46 operações de busca e salvamento, além de 74 atendimentos médicos durante as duas semanas que permaneceram na Turquia.

 O secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, recepcionou os militares no aeroporto de Guarulhos e destacou o papel da equipe paulista. “O Governo de São Paulo entra para a história, pela primeira vez em uma ação humanitária internacional neste tipo de ocorrência. A maior parte da comitiva foi formada por homens e mulheres do estado de São Paulo. É um motivo de muito orgulho pelo qual eu vim aqui hoje, inclusive representando nosso governador Tarcísio de Freitas, que está na missão no litoral norte. Sem dúvida alguma São Paulo estendeu a mão e entrou para a história”, ressaltou.

 Especializados em resgate de estruturas colapsadas e experts em operações especiais, os militares enviados para a Turquia contaram ainda com o apoio de quatro cães nas ações de salvamento.

 O Capitão Vagner Martins, da Defesa Civil do estado de São Paulo, participou da missão e comenta sobre a experiência. “Fomos por um desastre que não é comum no Brasil, nós não temos terremotos aqui, a dificuldade é evidente. Tivemos que acampar porque não podíamos ficar dentro das edificações por conta dos tremores, mas a gente se adapta e é um aprendizado enorme”, disse.

 Para auxiliar nas operações de busca e salvamento, e nos atendimentos médicos, foram levados diversos materiais, dentre eles ferramentas hidráulicas para rompimento de concreto ou madeira, material de corte, de uso geral e para escorar escombros, além de materiais de atendimento pré-hospitalar e para montagem de uma unidade médica para rápido atendimento.

 “Foi uma experiência pessoal e profissional muito boa. Representar o Brasil foi uma sensação única e com certeza levamos esse aprendizado. Além de ajudar as pessoas lá no local, trazemos para cá esse aprendizado para poder trabalhar e ajudar aqui quando for necessário”, ressaltou o Primeiro Tenente Caio Veneziani, da Defesa Civil do estado de São Paulo, que também esteve na Turquia auxiliando nas operações. (Da redação Portal Notícia de Limeira)

 Imagem: divulgação/Governo do Estado de São Paulo


Compartilhe

Comentários

comentários