Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 24 de junho de 2023

Compartilhe

A Prefeitura de Limeira conversa com os municípios para que os habitantes deles sejam incluídos nos atendimentos

Conversas entre a Prefeitura de Limeira e as prefeituras de Engenheiro Coelho e Iracemápolis poderão beneficiar os habitantes dos dois municípios com atendimentos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Limeira. O Notícia de Limeira apurou que nos últimos dias, representantes da secretaria de Saúde de Limeira estão fazendo contatos com representantes da Saúde de Engenheiro Coelho e Iracemápolis. O objetivo das reuniões e contatos é que os dois municípios passem a fazer parte dos atendimentos do Samu de Limeira.

Inaugurado em 2012, a base do Samu de Limeira atende a cidade e o município de Cordeirópolis. Naquela época, a Prefeitura de Iracemápolis desistiu de integrar o serviço, já que há um custo ao município que faz parte do projeto. Uma viatura designada para Iracemápolis já estava pronta e emplacada com o nome do município, mas em cima da hora a gestão daquela ocasião, o prefeito Fábio Francisco Zuza (PSDB), desistiu do projeto.

Para fazer parte do atendimento do Samu de Limeira, a Prefeitura de Cordeirópolis repassa um valor mensal à Prefeitura de Limeira e foi por esse motivo que a Prefeitura de Iracemápolis desistiu naquela época, não concordando com o valor pedido pelo município de Limeira. A ideia para Engenheiro Coelho e Iracemápolis, deve ser igual a Cordeirópolis. Uma unidade básica de atendimento deverá ficar em cada município e a regulação médica (momento que o médico avalia o caso e despacha a viatura para o local de atendimento e hospital) ocorrerá na base de Limeira e esse custo é arcado pela Prefeitura de Limeira, por isso e outros custos que as prefeituras devem repassar verbas para Limeira.

Além disso, mais uma Unidade de Suporte Avançado (USA) deve ser implantada e deverá ficar em Limeira. Essa unidade deve apoiar nas ocorrências das cidades incluídas nos atendimentos do Samu de Limeira. Para isso será necessário mais um médico por plantão. O Notícia de Limeira ainda apurou que as cidades de Engenheiro Coelho e Iracemápolis não estavam concordando com os valores solicitados pela Prefeitura de Limeira, mas que uma nova reunião ocorreria no Departamento Regional de Saúde (DRS) de Piracicaba, que monitora assuntos relacionados da região, para a definição dos municípios fazerem parte ou não dos atendimentos.

Atualmente, Engenheiro Coelho e Iracemápolis não possuem Samu, nem atendimento público especializado nesse tipo de socorro. Ambulâncias do município fazem o socorro de vítimas em casos clínicos e traumas quando necessário. A maioria desses pacientes passam por um pré-atendimento nos prontos-socorros daquelas cidades e depois são transferidos para a Santa Casa de Limeira e são justamente essas transferências que também poderão ser feitas pelo Samu, tanto pela unidade básica que deverá ficar no município, quanto pela USA que seguirá até a cidade para o atendimento necessário. (Cauê Pixitelli)


Compartilhe

Comentários

comentários