Por: Redação NL | Publicado em 17 de agosto de 2023

Compartilhe

 Encontro teve como objetivo estreitar relações entre as partes

 Representantes do Governo de São Paulo e do Consulado-Geral da França em São Paulo reuniram-se, na última quarta-feira (16), na sede da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil). O encontro teve como objetivo discutir formas de intensificar a colaboração mútua na área ambiental, com soluções conjuntas para desafios relacionados ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável. Um novo protocolo de cooperação está em fase de elaboração.

 A secretária Natália Resende, acompanhada do Secretário-Executivo, Anderson Oliveira, recebeu o Cônsul-Geral Yves Teyssier d’Orfeuil, e o Conselheiro para o Desenvolvimento Sustentável, Mathieu Rivallain. Na mesa, ações em parceria em temas como saneamento, recursos hídricos e energia – aqui, a geração de hidrogênio a partir de biomassa e o Protocolo Etanol Mais Verde – foram destacados. Este último despertou o interesse do governo francês, interessado em consolidar o desenvolvimento sustentável a partir de ações junto ao setor sucroenergético paulista.

 “A troca de ideias entre os governos de São Paulo e da França é fundamental para abordar, de forma concreta, desafios globais, como mudanças climáticas, biodiversidade e gestão de recursos hídricos”, avaliou a secretária. “Por meio dessa colaboração bilateral, podemos avançar em soluções estruturantes conjuntas e que contribuam para um futuro sustentável no estado de São Paulo”, acrescentou.

 O Programa IntegraTietê, que prevê uma série de investimentos em prol da despoluição do maior rio do Estado, e a despoluição do rio Pinheiros, foram pontos ressaltados. Foi proposta uma cooperação técnica entre França e SP, a partir da bem-sucedida experiência francesa da despoluição de grandes rios, como o Sena.

 Durante o encontro, outros temas relevantes, como as políticas de tratamento de esgoto sustentável, políticas públicas de combate às mudanças climáticas, resíduos sólidos, conservação da biodiversidade, apoio à restauração de ecossistemas e planejamento e gestão de recursos hídricos também foram debatidos. (Da redação Portal Notícia de Limeira)

 Imagem: divulgação/Governo do Estado de São Paulo


Compartilhe

Comentários

comentários