Por: Redação NL | Publicado em 15 de fevereiro de 2024

Compartilhe

 Confira a programação

 Limeira foi contemplada para receber o projeto “BiciBiblioteca”, com recursos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), via Lei Rouanet e com patrocínio da Agropalma. Trata-se de uma bicicleta adaptada e transformada em biblioteca itinerante, com um acervo diversificado de livros novos para crianças, jovens e adultos. A ideia é mobilizar a população a doar um livro usado em troca de um livro novo, exercendo um importante papel de possibilitar o acesso à leitura de maneira democrática.

 A BiciBiblioteca ficará no Parque Cidade, a partir de sábado (17), quando o projeto será lançado. O evento acontecerá das 9h às 13h nos espaços da Biblioteca Pedagógica. A iniciativa terá uma programação especial (abaixo) e gratuita com atividades para as crianças de todas as idades, além da distribuição de pipoca e algodão-doce. Não será necessário se inscrever previamente, mas as crianças devem estar acompanhadas de um responsável.

 Até 27 de abril, todos os sábados, a BicibiBlioteca circulará no Parque Cidade para atender a população. Nesse caso, qualquer pessoa poderá levar um livro já lido – em bom estado – e trocar por um novo livro. Já às terças e quintas-feiras, a BiciBiblioteca ficará estacionada em frente à Biblioteca Pedagógica para atender aos alunos da rede municipal de ensino que fazem atividades no espaço.

 ACERVO

 O acervo do projeto conta com mais de mil livros, com títulos e gêneros variados e foco em temáticas de preservação ambiental e diversidade. “Obras de literatura para todas as idades, além de livros de culinária, profissionalizantes, biografias, poesia, contos e crônicas estarão à disposição da população”, explica a idealizadora da BiciBiblioteca e diretora da FGM, Fabiana Maugé.

 Fabiana trabalha há muitos anos com projetos de incentivo à leitura e, ao perceber o aumento de bicicletas e ciclovias nas cidades, teve a ideia de unir esses dois universos e levar mais livros para a população.

 Coordenadora da Biblioteca Pedagógica, Taciana Lefcadito Alvares observa que a BicibiBlioteca converge para o trabalho da Biblioteca Pedagógica, que enfoca os projetos de promoção da leitura literária com os estudantes das escolas municipais. “Assim, contribuímos com a ampliação dos seus conhecimentos literários e culturais, além de promover a formação de leitores e o incentivo pelo prazer da leitura”, cita.

 PROGRAMAÇÃO DE LANÇAMENTO

 Todas as atividades do evento de lançamento do projeto terão início às 9h, no sábado (17):

 Oficina de marcador de páginas de origami

 Onde: Biblioteca Pedagógica

 Público: a partir de 6 anos

 Oficina para pintar e aprender se divertindo

 Onde: Biblioteca Pedagógica

 Público: todas as idades

 Cineminha: “Histórias na Telinha”

 Onde: Biblioteca Pedagógica (sala Estação do Saber)

 Sessão de 15 minutos: “Os fantásticos livros voadores de Modesto Máximo”

 Público: a partir de 7 anos com atividade “Meu livro favorito”

 Sessão 5 de minutos: “O rei que tinha orelhas de burro”

 Público: a partir de 5 anos com atividade “Monte seu rei”

 Bingo: “Cuidados com os livros”

 Onde: Biblioteca Pedagógica (Sala de Recursos)

 Público: a partir de 5 anos

 “Laboralzinha Kids” com o pessoal da Motion Corporative

 Onde: Biblioteca Pedagógica (Terraço)

 Público: todas as idades.

 Para saber mais sobre o projeto, acesse @bicibiblioteca no Instagram e Facebook. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários