Por: Redação NL | Publicado em 19 de março de 2024

Compartilhe

 Limeira tem uma extensa rede hidrográfica e mais de 1.500 nascentes cadastradas

 O viveiro de mudas do Horto Florestal de Limeira recebeu, na tarde de segunda-feira (18), a visita monitorada de alunos da Emeief Ângelo Biasotto. Promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, a ação abre a Semana da Água 2024. Os estudantes conheceram o processo de produção de mudas do viveiro e acompanharam a análise da qualidade de água da Bacia do Ribeirão Tatu, que passa nas adjacências do Horto.

 Com mais de 90 espécies nativas da Mata Atlântica e do Cerrado, o viveiro de mudas do Horto abastece a recomposição de áreas degradadas e a arborização urbana. Como membro do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, o viveiro de Limeira também fornece mudas para outros municípios membros do Consórcio, hoje presidido pelo prefeito Mario Botion.

 “Além de todos os benefícios envolvidos na redução dos efeitos das mudanças climáticas, melhoria da qualidade do ar, abrigo e alimento para os seres vivos, as árvores são responsáveis diretas pela produção de nossas águas”, explica a secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi. Hoje, Limeira tem uma extensa rede hidrográfica e mais de 1.500 nascentes cadastradas.

 Ainda segundo Simone, a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura implantou o projeto “Plantando árvores, produzindo água”, que visa melhorar e expandir a arborização em Limeira. “Essas iniciativas vão ao encontro do plano de governo do prefeito Mario Botion, com o intuito de garantir a produção das águas que abastecem o município e a hidrografia regional”, enfatiza.

 ATIVIDADES EDUCATIVAS

 Com capacidade de produção de 1.100 mudas por mês e outras 35 mil mudas com disponibilidade imediata para plantio, o viveiro também recebe atividades educativas agendadas. Grupos escolares entre outros da sociedade podem solicitar agendamento pelo Departamento de Educação Ambiental no telefone 3442-7418 (ramal 104), ou e-mail (adriana.muller@limeira.sp.gov.br).

 SEMANA DA ÁGUA

 As atividades marcadas para a Semana da Água podem ser conferidas no site da prefeitura (www.limeira.sp.gov.br/semana-da-agua). (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários