Por: Redação NL | Publicado em 21 de março de 2024

Compartilhe

 Resultado é referente ao primeiro bimestre de 2024 e é fruto de trabalho realizado pela BRK na cidade

 O município de Limeira, que é referência nacional em saneamento básico, evitou somente nos meses de janeiro e fevereiro de 2024, o lançamento de 3,28 bilhões de litros de esgoto in natura nos rios e córregos de Limeira. Isso só foi possível devido à universalização do tratamento de esgoto sanitário do município que impede que efluentes sem o devido tratamento, sejam descartados nos rios da cidade. Esse trabalho é realizado pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira.

 Limeira tem 100% do esgoto coletado e tratado, trabalho que ocorre atualmente em três Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s). Só nos dois primeiros meses do ano já foi possível evitar que o volume (correspondente a 1.310 piscinas olímpicas de esgoto) fosse despejado nos rios da cidade.

 O resultado obtido em Limeira é bem diferente do restante do país. É o que mostra o “Esgotômetro”, do Instituto Trata Brasil, que desde o dia 1º de janeiro de 2024 acompanha a quantidade de esgoto sem tratamento despejado na natureza. Até agora, mais de 412.973 mil piscinas olímpicas de esgoto foram despejadas na natureza.

 Segundo o Ranking do Saneamento 2023, também elaborado pelo Instituto Trata Brasil com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano de 2021, 100 milhões de brasileiros não têm acesso à coleta de esgoto, ou seja, à rede que atende diretamente aos imóveis. Além disso, somente 50% do volume de efluentes gerados são tratados.

 O “Esgotômetro”, que tem como base os dados do IBGE de 2021, mostram ainda que mais de 5,5 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento são despejadas na natureza diariamente.

 “O tratamento de esgoto universalizado é um privilégio do município de Limeira e fruto dos investimentos realizados pela concessionária. Essa é uma conquista muito importante e que impacta diretamente no cotidiano da população, uma vez que os sistemas de coleta e tratamento de esgoto são fundamentais para prevenir a saúde pública, meio ambiente e toda a nossa região”, explica Alexandre Leite, gerente de operações da BRK em Limeira. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários