Por: Redação NL | Publicado em 15 de maio de 2024

Compartilhe

 Primeiro dia de evento promoveu debates sobre questões relacionadas à saúde mental de crianças, adolescentes e adultos

 Nesta quarta-feira , 15 de maio, aconteceu no Teatro Nair Bello o primeiro Fórum de Saúde Mental “Além dos Muros”, em Limeira. O primeiro dia de evento, que promoveu debates sobre questões relacionadas à saúde mental de crianças, adolescentes e adultos, contou com a participação de especialistas da área e autoridades do município, representando a Câmara Municipal, o presidente do Legislativo Everton Ferreira (PSD) esteve presente. A vereadora Lu Bogo (PL) também acompanhou o evento.

 “Resgatar a expectativa do povo, em todas as áreas. No meu ponto de vista, esse é o principal remédio para uma boa saúde mental; uma boa expectativa”, declarou Everton Ferreira ao relacionar a falta de saúde mental com a realidade vivenciada diariamente pela população. Assista ao discurso na íntegra em vídeo neste link.

 O secretário de Saúde de Limeira, Vitor Santos, agradeceu o apoio e o comprometimento da Câmara Municipal junto ao poder Executivo na implementação de políticas públicas adequadas acerca do tema.

 O evento

 Introduzindo o tema, Vítor Santos fez uma breve apresentação de toda a Rede de Atenção Psicossocial (Raps), que abrange o Consultório de Rua, o programa contraceptivo para mulheres em situação de rua ou em vulnerabilidade social, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), o Centro de Especialização Municipal do Autista (Cema), a Farmácia de Saúde Mental, o Centro de Terapias Integradas e a Residência Terapêutica.

 O secretário também alertou sobre o consumo excessivo de medicamentos psicotrópicos. Segundo ele, aproximadamente um terço de todo o volume de medicamentos dispensados no município é da área de saúde mental.

 Após a cerimônia de abertura do Fórum, foram realizadas as palestras “Saúde Mental Além dos Muros: História da Reforma Psiquiátrica Brasileira”, com Dulce Helena Nascimento Pazini, “A importância da rede de apoio no adoecimento psíquico”, com Leonardo Duart Bastos, e “Rompendo com a indústria da doença: a despatologização em pauta”, com Heloisa Macedo. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários