Relatório divulgado nesta semana demonstra que o município já se encontra nos padrões de excelência estabelecidos como meta para 2034 pela Portaria 490/2021 do Ministério de Desenvolvimento Regional
O município de Limeira se mantém como referência nacional em saneamento e em redução do índice de perdas de água. É o que demonstra um estudo divulgado esta semana pelo Instituto Trata Brasil, que traz um panorama das perdas de água no Brasil e considera os dados de 2022 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) das 100 maiores cidades do país.
A cidade aparece como um dos municípios que menos perde água na distribuição no país e ocupa a 3ª posição com um índice de 20,19%. O resultado é muito inferior à média nacional que é de 37,78. Além disso, Limeira é uma das nove cidades do país que já atingiu os padrões de excelência estabelecidos como meta para 2034 pela Portaria 490/2021 do Ministério de Desenvolvimento Regional.
A redução é fruto de um trabalho contínuo realizado pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto da cidade, que já investiu cerca de R$ 88,8 milhões para reduzir as perdas de água em Limeira. A empresa segue trabalhando e, em 2023, o índice médio caiu para 19,04%.
A quantidade de água que deixou de ser desperdiçada em Limeira desde 1995, quando a BRK assumiu a concessão dos serviços, é extraordinária. A cidade passou de 110 mil habitantes em 1995, para os atuais 290 mil habitantes, e a captação de água nos nossos mananciais que era de 870 litros por segundo em 1995, atualmente é de 820 litros por segundo. Ou seja, o volume de captação alcançado pelo combate às perdas no município abasteceria uma cidade com mais de 180 mil habitantes.
“Continuamos evoluindo no que diz respeito ao combate às perdas de água tratada no município. É uma grande satisfação para a BRK ver que o planejamento, investimentos e as ações têm resultado e mantém marcas tão expressivas. Nossa meta sempre será ter o mínimo de perda de recurso hídrico, porque isso reflete diretamente na preservação do meio ambiente e, claro, na qualidade de vida da população”, afirma Daniel Makino, gerente de eficiência operacional da BRK em Limeira.
Prêmio pelo atingimento da meta de perdas
Em maio, Limeira foi premiada no 8º Prêmio Casos de Sucesso, realizado pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), com o objetivo de reforçar e incentivar as boas práticas no âmbito do abastecimento de água e esgotamento sanitário.
Limeira foi reconhecida na categoria de atingimento das metas de perdas de água, concedida aos municípios que atendem às metas estabelecidas pela Portaria 490/2021 do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).
O evento, que ocorre desde 2015, prestigia as cidades que estão avançando nos indicadores de água e esgotamento sanitário e considera os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).
Ações da BRK para reduzir as perdas
O trabalho para redução da perda de água em Limeira é contínuo e envolve ações como pesquisa de vazamentos não visíveis nas redes e ramais de distribuição de água, com o uso de equipamentos que detectam perdas por meio de ruídos e vibrações.
Também é realizada a substituição de hidrômetros, de redes de ferro fundido por novas tubulações de PEAD – material mais resistente e menos suscetível a rompimentos, bem como a substituição preventiva de ligações em bairros com maior incidência de vazamentos.
Além disso, a concessionária também investiu em tecnologias de automação das unidades de reservação e bombeamento, setorização com a instalação de macromedidores que apuram a relação entre a produção e o consumo, determinando assim se há perdas na distribuição ou mesmo ligações irregulares; instalação de válvulas reguladoras de pressão para gerenciamento da pressão nas redes de distribuição, bem como no combate de irregularidades nas ligações de água, entre outras práticas de eficiência operacional. (Da redação Portal Notícia de Limeira)