Em média foram 71,5 milhões de litros de água produzidos e distribuídos diariamente no município para atender a população
A BRK, concessionária responsável pelos serviços de saneamento em Limeira, bateu um novo recorde de produção de água no último mês de julho. Ao todo, durante os 31 dias do mês, foram produzidos e disponibilizados no sistema de distribuição 2.216.487 metros cúbicos de água potável, ou seja, mais de 2,2 bilhões de litros. Em média, a cada dia foram tratados mais de 71,5 milhões de litros.
No mesmo período de 2023, foram tratados diariamente em média 69,5 milhões de litros. No comparativo entre julho de 2024 e 2023, o aumento da produção de água potável foi próximo a 3%.
De acordo com o gerente de operações da BRK em Limeira, Alexandre Leite, o aumento da produção tem como objetivo suprir a crescente demanda por água potável registrada ao longo dos últimos anos. Em 2024, o cenário climático também tem colaborado para um consumo ainda maior, com ondas de calor intenso ocorridas no primeiro semestre, temperaturas acima da média na maior parte do inverno e um clima seco, motivado pela estiagem antecipada.
“Temos nos dedicado a atender a demanda do limeirense mantendo o foco na eficiência operacional e na qualidade da água produzida. Isso tem sido possível em razão de um planejamento adequado, dos investimentos em novas redes e do trabalho da equipe técnica da concessionária”, reforça o gerente de operações em Limeira.
Clima frio deve durar pouco
Decorridos mais de um mês e meio de inverno com temperaturas acima da média histórica para o período, uma frente fria mudou o clima desde a última sexta-feira (9). A expectativa, no entanto, é de que os termômetros voltem a subir gradativamente já a partir desta quarta (14), segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp (Universidade de Campinas).
A tendência, também de acordo com o serviço de meteorologia, é que o restante da semana seja de estabilidade – ou seja, sem chuvas – e temperaturas passando dos 30°C a partir de quinta-feira (15).
Sem a previsão de chuvas volumosas, o principal manancial de abastecimento do município, o rio Jaguari, permanece em estado de atenção. Nesta semana, a vazão na estação de captação é de 11 metros cúbicos por segundo. O mínimo necessário para a operação é de um metro cúbico por segundo. (Da redação Portal Notícia de Limeira)