Passam pela avaliação os 410 municípios do país com população superior a 80 mil habitantes
Limeira subiu 33 colocações em relação a 2023, e hoje situa-se em 36º lugar no Ranking de Competitividade dos Municípios. Setores envolvendo o saneamento básico e a educação foram determinantes para que a cidade apresentasse este salto entre um ano ano e outro.
O ranking foi criado há quatro anos e é organizado pelo Centro de Liderança Pública. Passam pela avaliação os 410 municípios do país com população superior a 80 mil habitantes.
O instrumento se baseia em 65 indicadores, que são distribuídos em 13 pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública das cidades brasileiras.
Limeira é considerada a 14º melhor cidade do país no indicativo de Saneamento Básico, conforme aponta o estudo. Entre 2023 e este ano, este indicativo apresentou um salto de 95 posições no ranking.
No aspecto educacional, dois elementos também são positivos. No item Acesso à Educação, o crescimento foi de 30 posições, o que coloca Limeira em 2024 na 21ª colocação entre os 410 municípios do país com mais de 80 mil habitantes.
Já no indicador Qualidade da Educação, a classificação é ainda mais positiva. Nesse quesito, Limeira está em 19º lugar, consumado com o salto de sete colocações entre 2023 e este ano.
Limeira também se encontra bem situada em indicativos como Inovação e Dinamismo Econômico (34ª), Funcionamento da Máquina Pública (39ª), Inserção Econômica (59ª) e Segurança Pública (136ª). (Da redação Portal Notícia de Limeira)