Com foco no bem-estar psicológico, segundo dia de atividades contou com avaliação de estresse e bruxismo e oficina de Ikebana
As atividades do segundo dia da 22ª Semana da Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo ressaltaram a importância de manter cuidados rotineiros com a saúde mental. Nesta quarta-feira (28), os funcionários da Casa, de deputados a estagiários, tiveram a oportunidade de passar por uma avaliação de estresse e odontológica, para identificar possíveis sinais de bruxismo.
“Muito diferente de driblar, colocar numa gaveta e dizer ‘depois eu penso nisso’, o ideal é poder encontrar recursos para enfrentar as situações. Mas, muitas vezes, não temos os recursos internos e nos sentimos incapazes de dar conta. Então, é reconhecer que não somos onipotentes e que precisamos conversar com um profissional especializado, com um psicólogo, que é quem pode nos ajudar”, comentou a psicóloga da Alesp, Alessandra Cruz.
Ao lado dela, o dentista da Casa, Saulo Teixeira, realizava uma avaliação odontológica, procurando sinais de bruxismo, condição em que a pessoa range os dentes. “Muitas vezes, a pessoa está tensa no dia a dia com os problemas do trabalho, da escola, da faculdade e, inconscientemente, começa a ranger ou apertar os dentes. Isso pode gerar uma tensão nos músculos e causar dor na face, desgaste nos dentes ou até crises de enxaqueca”, explicou o profissional.
“A gente sugere que o paciente procure um atendimento muito disciplinar, se consulte com um psicólogo. Não adianta só a gente fazer abordagem da nossa parte, se a pessoa não cuidar das outras coisas que são um ponto de gatilho”, complementou Teixeira.
Alessandra Cruz reforçou a importância de romper preconceitos e estigmas que muitas vezes afastam as pessoas de procurarem ajuda psicológica. “Todo mundo sofre psiquicamente. Adoecimento psíquico não é loucura. Basta estar vivo para sofrer, tanto física quanto psiquicamente. Quanto mais conversarmos sobre isso, a minha esperança é que possamos desmistificar essa questão”, finalizou a psicóloga.
Ikebana
Nesta quarta-feira, a Alesp ainda promoveu uma oficina de ikebana para os trabalhadores da Casa. Ikebana é uma palavra japonesa para “arranjo floral”, técnica artística que pretende acalmar e tranquilizar quem a pratica.
“A flor busca a harmonia interior, o equilíbrio do ser humano, busca desenvolver a espiritualidade. A flor harmoniza e relaxa no momento que você está praticando a arte. Quando a pessoa começa a fazer o arranjo, ela esquece de tudo, é um momento para relaxamento, para que as pessoas esqueçam dos problemas”, disse a professora de Ikebana, Vânia Pessoa.
Nesta quinta-feira (29), terceiro e último dia da Semana da Saúde, os servidores poderão passar por avaliação oftalmológica, aferir a pressão arterial, índice glicêmico e de colesterol e fazer uma sessão de auriculoterapia. Como encerramento, acontecerá a 2ª Corrida e Caminhada Alesp, em um percurso de três quilômetros. (Da redação Portal Notícia de Limeira)
Imagem: divulgação/Alesp