Por: Redação NL | Publicado em 4 de setembro de 2024

Compartilhe

 Processo de regeneração do meio filtrante, composto por areia e um carvão mineral de alta qualidade, será realizado nos seis tanques de filtragem da estação

 A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água de esgoto em Limeira, iniciou uma importante obra para ampliar a eficiência da Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade, situada no Parque Hipólito. A empresa realiza a regeneração das camadas de material filtrante da estação. O objetivo é ampliar a eficiência operacional do sistema de filtração, etapa essencial do processo de produção de água potável.

 Ao todo, a ETA de Limeira possui seis filtros rápidos descendentes com câmara dupla que concentram camadas de areia e antracito, um carvão mineral fóssil compacto e rico em carbono. O antracito é reconhecido por sua grande capacidade de retenção de partículas e alta vazão de filtragem.

 O processo de regeneração é feito com a completa remoção do meio filtrante existente nos tanques, limpeza e peneiração deste material por meio de equipamentos instalados e a devolução do composto em boas condições aos tanques de filtragem.

 A parcela de antracito que já não possui medida e formato ideais para a operação e a parcela de areia que eventualmente se perca no processo de lavagem são complementadas por novos materiais.

 Na operação em Limeira, a BRK utiliza os dois compostos (antracito e areia), aumentando significativamente a qualidade do processo, capaz de reter agentes biológicos, tornando o tratamento muito mais eficiente. Todas as seis unidades de filtração receberão a melhoria. Desde que a obra foi iniciada, dia 21 de agosto, 3 filtros já passaram pelo serviço e receberam novas camadas dos compostos.

 “A BRK investe em manutenções constantes do sistema de tratamento, priorizando a qualidade da água potável produzida e a eficiência do processo. Assim, mantemos o produto dentro dos padrões legais determinados pelo Ministério da Saúde, bem como a segurança operacional pela qual somos responsáveis”, afirma Alexandre Leite, gerente de operações da BRK em Limeira.

 Em agosto, a BRK produziu e distribuiu diariamente em Limeira, em média, 73.471 metros cúbicos por dia de água potável. No mês, essa quantia corresponde a 2,3 bilhões de litros de água com alta qualidade disponibilizadas à população limeirense. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários