Por: Redação NL | Publicado em 4 de outubro de 2024

Compartilhe

 Estudantes da EMEIEF Maria Thereza de Barros Camargo tiveram a oportunidade de vivenciar o sistema de abastecimento da cidade

 Nesta quinta-feira, dia 03, alunos da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) “Maria Thereza de Barros Camargo”, de Limeira, participaram de mais uma edição do Programa Portas Abertas, promovido pela BRK, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto da cidade, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O programa visa integrar a comunidade aos serviços de saneamento e estimular a educação ambiental.

 Uma novidade nesta última visita foi a participação de um estudante cadeirante, que pôde se envolver de forma inclusiva em todas as atividades graças à tecnologia de realidade virtual. O Portas Abertas 360° proporcionou ao aluno uma experiência imersiva, permitindo que ele conhecesse as instalações da Estação de Tratamento de Água (ETA) por meio de óculos de realidade virtual.

 Essa ferramenta garantiu que todos, independentemente de limitações físicas, pudessem acompanhar em detalhes o funcionamento da ETA e os processos de tratamento de água que abastecem a cidade.

 A visitação, com duração de cerca de duas horas, incluiu uma palestra educativa, onde os estudantes aprenderam sobre o ciclo da água, desde a captação até o tratamento e distribuição, além de informações sobre coleta e tratamento de esgoto. Enquanto os alunos se deslocaram para conhecer a área operacional, um aluno de mobilidade reduzida vivenciou a visita com o uso dos óculos de realidade virtual, o qual permitiu que ele também pudesse ver, na prática, como a água potável chega às casas dos limeirenses, destacando a importância da preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente.

 Para Claudia Regina Salvagni de Souza, coordenadora do período integral da EMEIEF Maria Thereza de Barros Camargo, a visita não apenas complementa o conteúdo teórico abordado em sala de aula, mas também enriquece a vivência dos alunos, fortalecendo o aprendizado. “Acredito que essa experiência é mais que uma vivência. É a compreensão de tudo que vimos na sala de aula. Vir até aqui e conhecer o passo a passo é a concretização do trabalho realizado, com mais realidade. Eles vão levar a experiência e compartilhar com o restante da escola e com a família. É enriquecedor para a aprendizagem” destacou a coordenadora.

 “A inclusão é um valor essencial para a BRK e a adoção da realidade virtual, por meio do Portas Abertas 360°, reforça nosso compromisso em garantir que todos tenham acesso ao conhecimento sobre saneamento. Integrar os alunos à realidade das operações de água e esgoto de Limeira, de forma acessível e interativa, é uma das maneiras de estimular a consciência ambiental nas futuras gerações”, afirma Thaís Cortina, gerente de comunicação e sustentabilidade da BRK em Limeira.

 A estimativa é que mais de 500 alunos de escolas municipais participem do programa até o fim do ano, com a possibilidade de inclusão para todos os estudantes por meio de novas tecnologias. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários