Por: Redação NL | Publicado em 3 de setembro de 2025

Compartilhe

 Iniciativa gratuita utiliza o basquete como ferramenta de inclusão, desenvolvimento e fortalecimento da autoestima

 Nesta sexta-feira, 5 de setembro, o projeto UpDown celebra quatro meses de atividades em Limeira. A iniciativa, idealizada pela ASSEO (Associação dos Esportes Olímpicos) e patrocinada pela BRK, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, promove inclusão social ao utilizar o basquete como ferramenta de desenvolvimento físico, emocional e coletivo para pessoas com Síndrome de Down.

 Conduzido por uma equipe multidisciplinar, o projeto acontece semanalmente na quadra de esportes” Adirson Vieira”, na Vila Piza, espaço cedido pela Prefeitura de Limeira, que apoia institucionalmente a ação. Atualmente, 15 participantes têm vivenciado experiências que vão além da prática esportiva: os encontros tornaram-se um espaço de convivência, construção de vínculos e celebração de conquistas individuais e coletivas.

 Segundo Mônica Atilio, líder do projeto, os resultados têm sido visíveis a cada encontro. “É impressionante ver o desenvolvimento dos participantes do início do programa para hoje. É um trabalho que utiliza o basquete como forma de inclusão, como forma de promover e elevar a autoestima. E vemos isso a cada aula, a evolução em cada aula”, destaca.

 O UpDown tem mobilizado famílias, educadores e profissionais da saúde, com apoio fundamental de instituições como a APAE, a ARIL e a AEL, que contribuíram para a adesão dos participantes e o acompanhamento personalizado, respeitando diferentes perfis e ritmos de aprendizagem.

 “O UpDown mostra, na prática, como o esporte pode ser um espaço de pertencimento, desenvolvimento e celebração da diversidade. É esse o tipo de sociedade que a BRK quer ajudar a construir: mais inclusiva, mais humana e com oportunidades para todos”, afirma Cristian Barbosa, coordenador de Comunicação e Sustentabilidade da BRK.

 As aulas acontecem sempre às segundas-feiras, das 18h às 19h, e seguem com inscrições abertas por meio das instituições parceiras. Famílias interessadas podem procurar diretamente a APAE, a ARIL ou a AEL para mais informações. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários